Publicidade
Botão de Assistente virtual
Esportes Futebol

Clubes aprovam proposta da FGF e Gauchão será retomado entre julho e agosto

Decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira. Agora, documento será encaminhado ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul, Ministério Público e Secretaria Nacional de Esportes para validação

Por André Heck
Publicado em: 13.05.2020 às 15:43 Última atualização: 13.05.2020 às 19:51

Presidente da FGF, Luciano Hocsman, teve encontro com o governador Eduardo Leite no início do mês para debater a volta dos jogos Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
Os presidentes dos 12 clubes participantes aprovaram, nesta quarta-feira (13) a proposta apresentada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Com isso, o Gauchão será finalizado dentro de campo, entre a segunda quinzena de julho e o início de agosto. Entre as alterações definidas na videoconferência estão o não rebaixamento neste ano, mas com quatro rebaixados em 2021, e a possibilidade dos clubes inscreverem novos jogadores, menos os atletas que já atuaram na edição deste ano do torneio.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todos os conteúdos sobre coronavírus

O Estadual foi suspenso no dia 16 de março, em função do coronavírus. Restam três rodadas do segundo turno, além da semifinal e final. Caso o Caxias, campeão do primeiro turno, não vença também o segundo, ainda será disputada a decisão. O documento aprovado pelos dirigentes será encaminhado ao Tribunal de Justiça Desportiva, Ministério Público e Secretaria Nacional de Esportes para validação.

"Quando estivermos próximos de julho, iremos avaliar a situação das bandeiras de cada região. Nossa ideia não é ter uma sede única", disse o presidente da FGF, Luciano Hocsman. A Federação destacou, ainda, que a data para a retomada da disputa acompanhará a definição do calendário do futebol brasileiro e será condicionada à liberação dos órgãos governamentais e autoridades sanitárias.

Para o presidente do Novo Hamburgo, Raul Hartmann, a decisão é positiva para o futebol gaúcho. "A primeira rodada deve ser no dia 15 de julho, mas a volta depende das autoridades", alertou. "Quero elogiar a Federação, além do Grêmio e do Inter, que compreenderam a dificuldade financeira dos clubes do interior e não fizeram grandes exigências." O dirigente disse que o clube não pode ser "hipócrita". "Estávamos em uma zona de risco (de rebaixamento). Agora vamos avaliar como montar o grupo e quais serão nossos objetivos", apontou.

Ronaldo Vieira, presidente do Aimoré, classificou como "muito importante a decisão" tomada pelos clubes. "Todo mundo abriu mão um pouco dos seus interesses, das rivalidades regionais e pensou num bem maior, que é a gente concluir dentro das quatro linhas o Campeonato Gaúcho", avaliou. "O Aimoré acompanhou a decisão dos demais clubes, apoiando a proposta apresentada. Agora é aguardar que as autoridades entendam o protocolo de saúde e nos autorizem a iniciar o campeonato. Vamos ter campeão, vice-campeão e tudo que estava previsto no que diz respeito à premiação."

Os clubes do interior agora avaliam datas para voltar aos treinos. A dupla Gre-Nal já está em atividade. Ontem mesmo, jogadores gremistas e colorados treinaram. A direção colorada anunciou ontem uma redução de 25% nos salários dos atletas, mantendo a integralidade para funcionários com menores salários. O Tricolor já havia negociado uma redução salarial com os jogadores.

Confirma a nota divulgada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF):

"Em reunião virtual realizada na tarde desta quarta-feira (13), foi aprovada a proposta que a FGF apresentou aos clubes para a retomada do Gauchão Ipiranga 2020. Com aceitação unânime entre os 12 dirigentes, o documento será encaminhado ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul, Ministério Público (MP-RS) e Secretaria Nacional de Esportes para validação.

As deliberações sugeridas pela Federação Gaúcha de Futebol observam a aplicação do protocolo de segurança desenvolvido pela entidade e a realidade econômica dos times que disputam a competição. Entre as readequações estão:

- Período-base para retomada da competição entre metade de julho e início de agosto;
- Contratações livres (salvo casos de atletas que já atuaram na edição deste ano do Gauchão);
- Nenhuma equipe rebaixada este ano e quatro descensos em 2021.

No encontro virtual do dia anterior, os dirigentes já acenavam positivamente com a proposição. Só não houve conclusão da sessão porque um dos representantes teve que se ausentar.


A data para a retomada da disputa do campeonato estadual acompanhará a definição do calendário do futebol brasileiro e estará condicionada à liberação dos órgãos governamentais e autoridades sanitárias.

O Gauchão Ipiranga 2020 foi suspenso em 16 de março, em razão da pandemia de coronavírus. Há três rodadas da Taça Francisco Novelletto Neto (2º turno) pendentes, além dos confrontos de semifinal e final. Caso o vencedor não seja o Caxias (campeão do 1º turno), haverá, ainda, a disputa da finalíssima."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.