Publicidade
Botão de Assistente virtual
Esportes Corredora

Atleta de Morro Reuter tem talento para a corrida e para a medalha de ouro

Marlei Willers, 44 anos, começou a correr em 2017 e venceu 47 das 57 provas que disputou

Por André Heck
Publicado em: 05.04.2022 às 21:24

A paixão pela corrida foi uma descoberta inesperada na vida de Marlei Willers, 44 anos, moradora de Morro Reuter. Após uma primeira prova em 2017, quando cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, ela começou a treinar em 2018. Nesse período, são 57 provas disputadas e 47 primeiras colocações. Nos primeiros meses de 2022, venceu as cinco provas que participou. Conhecida pelo apelido de Preta, ela não é profissional e precisa se dividir entre os treinos e a produção de massas e comidas congeladas da sua empresa, a Preta Pastas.

Marlei Willers coleciona troféus das provas que disputou
Marlei Willers coleciona troféus das provas que disputou Foto: Diego da Rosa/GES

"Sou meia-maratonista. É preciso muito treino e dedicação. A cozinha também exige bastante, mas quero partir para a maratona. Vou tentar buscar mais um patrocínio e em 2023 partir para as maratonas", projeta Marlei. Natural de Pérola d'Oeste, no Paraná, se mudou para o Rio Grande do Sul aos 15 anos. Para garantir as medalhas de ouro, ela treina de segunda a sábado. "São 90 quilômetros de corrida por semana. Se for para as maratonas, a média terá que subir para 140 a 160 quilômetros."

Marlei sempre gostou de esportes. Durante 12 anos, foi atleta de futsal em equipes da região. Também jogou vôlei e basquete. Mesmo assim, não imaginou que venceria sua primeira prova, em 2017. "Fui campeã dos 5 quilômetros da Unimed Night Run, em Novo Hamburgo, mesmo sem nunca ter corrido ou me preparado para a prova."

O técnico Julio Pauletti identificou o talento e passou a treinar Marlei. "Consegui manter o nível durante a pandemia. Foram 16 meses sem competir, mas me preparei e o resultado veio nestas cinco primeiras provas", comemora. Neste ano, ela venceu a Meia-Maratona do Vinho, em Bento Gonçalves (21km), o Night Run de Capão da Canoa (10km), o Desafio de Canoas (8km), a Volta do Lago Negro, em Gramado (15km) e a 18ª Corrida do Aniversário de Porto Alegre (10km). No fim de semana, irá correr a Meia-Maratona de São Paulo.

Em 2019, Marlei foi campeã gaúcha ao vencer a Meia-Maratona Internacional de Porto Alegre. No mesmo ano, realizou o sonho de correr a São Silvestre e largar do pelotão de elite. "É o sonho de todo corredor. Fiquei em 26º lugar no geral e em 12º entre as brasileiras. Pra mim já foi um feito largar no pelotão de elite."

Apoio é fundamental

Sem patrocínio e apoiadores, a atleta não estaria coquistando resultados tão expressivos. Marlei Willers conta com o patrocínio da Gruppen, de Porto Alegre. Além disso, são vários apoiadores: Julio Pauletti (técnico), N'Ativa Academia em Dois Irmãos, Basil Treinamento Personalizado, Nutricionista Juliana Sholles, Gabriela Lessing (fisioterapeuta), Dass/Outlet Ivoti, Carine Berlitz (psicóloga), Fernanda Klein (quiropraxia), Horus Produtora e Melissa Fotografia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.