Publicidade
Expointer MOSTRA CIENTÍFICA

Escolas agrícolas do RS apresentam seus trabalhos na Expointer

Evento inédito na feira reúne 24 instituições de ensino e é classificatório para a Mostratec

Por Renata Strapazzon
Publicado em: 01.09.2022 às 07:49 Última atualização: 01.09.2022 às 14:48

Conhecimento científico e vida no campo nunca estiveram tão próximos na Expointer como na edição deste ano. Pela primeira vez, a Associação Gaúcha Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea) promove, em sua casa no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, uma mostra de trabalhos das escolas agrícolas estaduais gaúchas. Ao todo, 24 instituições de ensino participam da atividade com projetos de áreas bem variadas. Os trabalhos são avaliados por uma banca e cinco deles serão classificados para a Mostratec.

Yan e Vinícius e a criação de um simulador de plantio
Yan e Vinícius e a criação de um simulador de plantio Foto: Fotos Diego da Rosa/GES

De acordo com o presidente da Agptea, Fritz Roloff, a ideia é resgatar a pesquisa nas escolas, além de oportunizar contatos e experiência aos alunos. “É um grande laboratório para os estudantes, uma oportunidade de agregar conhecimento, de ter contato com uma tecnologia que muitas vezes a escola não tem ou que lá está defasada”, diz.

Segundo Roloff, a avaliação até agora com a mostra tem sido positiva. “Temos aqui trabalhos com temas bastante variados que tratam de assuntos como tecnologia de plantio, manejo de animais e investimentos no campo”, diz. Conforme o presidente, na última terça-feira (30), cerca de 500 pessoas passaram pelos estandes no local.

Inovação

Um dos trabalhos expostos na mostra é o do estudante do 3º ano do curso técnico da Escola Belizário de Oliveira Carpes, de Espumoso, Yan Cherbini da Silva, 17 anos. Orientado pelo professor Vinícius Ottoni, o jovem criou um simulador de plantio. O equipamento, montado em março e com peças doadas por empresas espumosenses, é capaz de simular todos os sistemas de plantio utilizados no campo. "Tudo isso sem necessidade de grandes maquinários, ou de se deslocar para uma propriedade", esclarece o professor.

Palestras

Além da mostra de trabalhos, a casa da Agptea recebe, também, uma série de palestras. Na de quarta-feira (31), ministrada pelo presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang, o tema foi "leite e tecnologia". Para esta quinta-feira (1º) estão previstas outras duas palestras, uma sobre abelhas sem ferrão, pela manhã e, à tarde, outra sobre a cultura de oliveiras. As palestras são abertas ao público em geral. A casa da Agptea está localizada atrás do Pavilhão da Agricultura Familiar. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual