Publicidade
Cotidiano Animalescas

Vai sair em férias, com quem vai deixar os pets?

Se não puder levar o animalzinho consigo, tutor deve avaliar o perfil do bichinho antes de escolher onde e com quem deixá-lo. Brincadeiras e passeios podem minimizar o estresse do animal

Por Caroline Staudt
Publicado em: 09.11.2020 às 09:00 Última atualização: 09.11.2020 às 11:01

Sempre que viaja, Daniela deixa Bongo e Freddie aos cuidados de pessoas da família para que se sintam mais seguros Foto: Arquivo Pessoal
A aproximação das férias é um período divertido para adultos e crianças. Mas quem não fica muito animado com essa data são os pets. Isso porque, na maioria das vezes, eles não podem acompanhar os seus tutores.

A professora de Educação Física Daniela Kuhn sabe bem como é passar por isso. Ela já precisou deixar o Bongo e o Freddie diversas vezes em casa para viajar. "Às vezes, eu deixo alguma amiga com a chave de casa e, outras, deixo-os na casa da minha mãe." Daniela diz que prefere deixá-los em ambientes conhecidos para que eles se sintam mais seguros.

Professora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Feevale, Vanessa Feder alerta que os tutores devem se planejar com antecedência sobre este período para os pets. Segundo ela, hoje existem opções como hotel para cães e pet sitter, profissional que cuida do animal no próprio lar dele enquanto o dono está ausente. "Quem vai optar por hotel, eu sempre recomendo ir visitar o local, conversar com os donos e funcionários e avaliar a estrutura e as condições dos cães", salienta Vanessa. Além disso, é importante que o pet esteja com vacinas, vermífugo e controle de ectoparasitas em dia para frequentar ambientes compartilhados com outros cães.

Se o tutor optar por deixar algum responsável pelos cuidados do animal em casa, é importante que haja adaptação com antecedência, para que o bichinho se acostume com a pessoa. Durante o período, além de alimentar e higienizar o ambiente, o cuidador deve interagir com o pet. "É importante que também se promova o lazer do pet, de brincar e passear com ele para minimizar o estresse do animal", explica a professora.

De acordo com Vanessa, os bichinhos podem sofrer de ansiedade por causa da separação. "Eles estão cada vez mais dentro de casa com a família, então acabam sentindo quando a rotina é modificada." O perfil do bichinho pode ser feito em conjunto com um veterinário. "Tem cães que têm problema de alergia, então é melhor ficar em casa, mas há os que gostam de brincar e socializar com outros cães, então o hotel acaba sendo a melhor opção."

Atenção com os felinos

Já o serviço de hotelaria de gato requer ainda mais cuidados. Se o tutor for optar por um hotelzinho para o seu felino deve ficar atento à estrutura do local. Os recintos devem ser grandes e telados para evitar sua fuga. Para estes animais, a professora Vanessa Feder indicar que o melhor mesmo é que o cuidador vá até a casa do bichinho. Manter as janelas fechadas e distribuir mais de um pote de água são cuidados indispensáveis enquanto o tutor está ausente.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual