Publicidade
Notícias Benção

Com valor garantido, como serão os próximos passos para o tratamento do menino Enzo

Ministério da Saúde realizou o depósito na manhã de terça-feira. Menino faz exames para receber o medicamento

Por Bianca Dilly
Publicado em: 17.03.2021 às 06:11 Última atualização: 17.03.2021 às 10:03

Enzo e os pais, Natália e Felipe, momentos após a ótima notícia Foto: Inézio Machado/GES
O caminho de volta para casa após um exame de sangue, na manhã desta terça-feira (16), jamais será esquecido pelos pais do menino Enzo Gabriel Nunes Jung, de 1 ano e 11 meses. O casal hamburguense Natália Nunes Teixeira, 23, e Felipe Jung, 29, estava no carro, retornando da coleta na Universidade Feevale, quando recebeu a notícia: o Ministério da Saúde depositou a complementação de valor para que o pequeno possa realizar um dos tratamentos mais caros do mundo. Por questão de sigilo contratual, porém, o quantitativo não é informado.

Diagnosticado com Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1, Enzo tem até os dois anos para realizar a aplicação do medicamento Zolgensma, avaliado em cerca de R$ 10 milhões no País. E faltam apenas dez dias para o seu segundo aniversário. "Recebemos a notícia da advogada e fomos conferir a conta do banco. O valor estava lá. Ficamos muito felizes e emocionados, porque esperávamos o depósito há dias", conta Natália.

A determinação inicial da Justiça era de que o prazo para pagamento fosse cumprido até a última sexta-feira. "Nunca deixamos de acreditar. Só que quando veio a confirmação, choramos. Sentimos uma gratidão enorme, por toda a luta que a gente estava passando", relata Natália, já que antes disso também houve uma negativa do pedido pelo Tribunal.

Agora, as malas começam a ser arrumadas e a preparação oficial para a aplicação da terapia gênica tem início. "O exame que ele fez hoje (terça) vai para a Holanda, para ser analisado. Nesta quarta ele tem mais exames. Nos preparamos para não perder mais tempo", conta. Além disso, há o processo burocrático e financeiro, que está em andamento.

A expectativa é de que a família viaje para São Paulo na próxima semana. "Vamos ficar de 15 a 30 dias lá. O alívio é muito grande de saber que ele vai receber a medicação e que, com muita fisioterapia, terá uma qualidade de vida melhor", comemora. "O telefone não parou de tocar ainda. Também temos uma consulta com o Hospital de Clínicas, que vai ser por videochamada. Enfim, tudo se ajeitando", comenta.

Até o início desta semana, a mobilização da comunidade por Enzo arrecadou cerca de R$ 2 milhões, entre doações, rifas, pedágios e outras promoções. "Não conseguimos o valor todo, mas é uma das campanhas de maior sucesso no Brasil. E é muito legal ter tantas pessoas que nem nos conhecem, nunca nos viram, nos apoiando por um remédio tão caro. Ficamos sem palavras", agradece.

Com isso, a ação deve ser encerrada até nesta quarta-feira (17). "Ainda que a gente tenha gastos com contratação de fisioterapeuta para nos acompanhar no tratamento, acho que vamos cobrir com o dinheiro dos cofrinhos, do troco solidário. Até porque outras crianças também precisam dessa ajuda", diz Natália.

Valor da terapia está em discussão no Brasil

Há um processo em andamento entre a farmacêutica Novartis e a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) para a definição de preço do medicamento. Após fixação de valor pela CMED, a empresa recorreu, alegando que a soma "não reflete o caráter inovador e disruptivo das terapias gênicas". Deve ser apresentado recurso ao Conselho de Ministros.

 


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.