Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo ENSINO TÉCNICO

Fundação Liberato apresenta relatório e mira no futuro

Um dos principais desafios da instituição é aumentar o número de alunos do noturno

Publicado em: 06.07.2023 às 17:26

A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha apresentou na tarde desta quinta-feira, 6, o Relatório Anual de Gestão 2022. E a prestação de contas, como chamou o diretor executivo Ramon Fernando Hans, veio acompanhada de um olhar para o futuro da instituição.

A apresentação do relatório, antes focada apenas no Tribunal de Contas do Estado (TCE), agora é voltada para a comunidade. Por isso, além de chamar a imprensa local, a escola de Novo Hamburgo também divide as informações com a comunidade escolar. O detalhamento das atividades realizadas com a radiografia escolar também serve como planejamento.

Sandra de Oliveira, o professor Ramon Hans e Luis Eduardo Selbach, da comunicação da Liberato | Jornal NH
Sandra de Oliveira, o professor Ramon Hans e Luis Eduardo Selbach, da comunicação da Liberato Foto: Arlete Biasibetti/GES-Especial

Observar esses dados, por exemplo, permite à Liberato perceber que o conjunto de estudantes, antes originários de mais de 50 municípios, hoje são, na sua maioria, vindos dos municípios servidos pelo trem, mais algumas cidades próximas em direção a Dois Irmãos, Sapiranga, além de Novo Hamburgo. Também é por meio do relatório que a escola conhece se o aluno veio de escola privada ou de escola estadual e municipal. Esses foram alguns dos dados compilados pelo Centro de Planejamento e Avaliação, por meio da coordenadora, professora Sandra de Oliveira, e por José Francisco Campello Machado, da sua equipe.

 

Publicidade
Ao olhar o relatório, o diretor Ramon comenta os estudos que estão sendo realizados para aumentar o número de alunos do noturno (não há mais seleção porque as vagas oferecidas atendem a toda demanda) e democratizar o acesso, como a implementação do processo de cotas, situação que necessariamente precisaria vir acompanhada de mudança no estatuto da fundação. Nesse sentido, destaca-se a experiência implementada há três anos, em que alunos da fundação montaram e lecionam curso preparatório e gratuito para a seleção do diurno. O resultado disso já são mais estudantes vizinhos que entraram na Liberato.

Com 3.149 estudantes em 2022, a Fundação Liberato se orgulha de uma de suas principais marcas: o ensino público de qualidade, tendo a Mostratec como uma de suas principais realizações. A feira científica que se realiza em outubro, em Novo Hamburgo, traz a mesma receita que faz a escola prosperar: a união escola, empresas, governo e comunidade. Parte das ações é construída com o trabalho voluntário, e principalmente com o engajamento dos estudantes. E essa expertise que faz com que a Liberato se orgulhe de entregar prêmio na feira que leva estudantes de nível médio a estagiar dentro de laboratórios da Marinha.

Arlete Biasibetti

Entre em contato com
Arlete Biasibetti

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual