Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus

'Temos direito à esperança', reza papa Francisco em vigília de Páscoa sem público

Pontífice ministra missa na Basília de São Pedro com transmissão online

Publicado em: 11.04.2020 às 18:09 Última atualização: 11.04.2020 às 18:25

Em missa nesse sábado, papa Francisco reza sem a presença de fieis Foto: Vatican media Live/Reprodução
Com uma mensagem que fala do anúncio de vida em dias de morte, o papa Francisco ministrou na tarde deste sábado (11), no Vaticano, a cerimônia solene de vigília de Páscoa. A celebração sacra, que ocorre dentro da Basílica São Pedro, não tem a presença de fieis e também os tradicionais batismos. Com a pandemia e a orientação para o distanciamento, o que ocorre é a renovação das promessas batismais, com alguns poucos presentes nos bancos do templo religioso. Tudo é apresentação em live online.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todos os conteúdos sobre coronavírus

A mensagem de Francisco ao mundo neste dia lembrou a presença das mulheres junto à cruz e ao túmulo de Jesus, pouco antes de sua ressurreição. "Diante de um túmulo, elas ouvem palavras de vida e depois encontram Jesus, o autor da esperança. Ainda hoje conquistamos o direito que nunca mais nos será tirado: o direito à esperança. Até do tumulo Ele faz sair a vida, o túmulo é um lugar onde quem entra não sai, mas Jesus ressuscitou por nós, para trazer vida onde havia morte", ministrou.

Na última sexta-feira, o Papa já havia conduzido a missa da Paixão de Cristo com a Basílica de São Pedro vazia. Neste Domingo de Páscoa, a tradicional bênção "Urbi et Orbi", também não terá a presença de fiéis. O Vaticano tem feito transmissões online ao vivo para que os devotos acompanhem a bênção.

"A escuridão e a morte não têm a última palavra, coragem", citou. A Basílica e a Praça São Pedro seguem fechadas por tempo indeterminado. 

O Papa Francisco preside a cerimônia solene de vigília de Páscoa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, a partir das 16h (21h no Vaticano) neste sábado (11). A celebração não tem a presença de fiéis nem batismos. As medidas são para evitar a disseminação do novo coronavírus. Na última sexta-feira, o Papa já havia celebrado a Paixão de Cristo com a Basílica de São Pedro vazia.

Além disso, a missa do Domingo de Páscoa (12 de abril), com a tradicional benção "Urbi et Orbi", também não reunirá fiéis. Segundo o Vaticano, as orações de Angelus sópodem ser vistas ao vivo no site do Vaticanoaté 12 de abril.

 
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.