Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Região serrana

Leite permite que comércio da região metropolitana da Serra volte a funcionar

O relaxamento no decreto foi concedido porque os 14 municípios que integram a região serrana se manifestaram favoráveis à mudança

Por Débora Ertel
Publicado em: 16.04.2020 às 15:27 Última atualização: 16.04.2020 às 16:14

A região metropolitana da Serra vai poder reabrir o comércio. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite durante entrevista coletiva transmitida por uma rede social na tarde desta quinta-feira (16). Segundo o chefe do Executivo, a mesma medida não tem como ser aplicada na região metropolitana de Porto Alegre, ou seja, para a maioria dos municípios da região.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todos os conteúdos sobre coronavírus

De acordo com o governador, o relaxamento no decreto foi concedido porque os 14 municípios que integram a região serrana, liderados por Caxias do Sul e Bento Gonçalves, se manifestaram favoráveis à mudança. A autorização foi justificada porque essa região do Estado não registrou óbitos e tem quantidade de casos confirmados de covid-19 proporcional ao volume de população. Ou seja, o número de casos desta região somam 7% do Estado e representam 7% da população destes 14 municípios. O que não acontece na região metropolitana de Porto Alegre, que concentra a maioria dos óbitos e dos diagnósticos positivos.

O Estado tinha, até o início da tarde, 781 casos confirmados de Covi-19 e 21 óbitos, sendo dois confirmados nesta quinta.  

No entanto, as prefeituras serranas terão que seguir à risca uma portaria da Secretaria Estadual da Saúde (SES) que será publicada ainda no dia de hoje, assim como o novo decreto que permite a abertura do comércio na Serra. Conforme a titular da SES, Arita Bergamnn, a portaria lista 22 itens que deverão ser observados pelas cidades que reabrirem o comércio. A secretária listou cinco deles como os mais importantes. Redução ou revezamento do número de trabalhadores; higienização de todos os espaços e objetos dos estabelecimentos; proteção dos funcionários, com uso de máscaras; proibição de experimentar roupas; e utilização de apenas 50% da capacidade de lotação. "Os locais também precisam de áreas ventiladas", comentou.

O governador ainda comemorou a reabertura do Hospital Bom Jesus de Taquara, que ocorreu na manhã desta quinta-feira. "É um hospital estratégico para o Vale do Paranhana, que conta com oncologia, que será reaberta ainda neste mês, e em breve serão retomadas as cirurgias", informou a secretária Arita.

Além disso, Leite aproveitou para informar que amanhã será publicado no Diário Oficial do Estado a retomada das etapas do concurso da Brigada Militar, para mais de 800 soldados. A expectativa é dentro de 20 dias os futuros agentes possam realizar os exames toxicológicos. "Dentro de 30 dias eles já devem ser nomeados para fazer o curso de soldado", disse o governador. Segundo o chefe do Piratini, as turmas deverão ter no máximo 30 alunos, a fim de preservar a saúde dos novos soldados. O concurso havia sido suspenso por conta da pandemia do coronavírus.

Por fim, o governador ainda anunciou que o Estado receberá nesta tarde a doação de 60 mil máscaras de acrílico e 37 mil testes rápidos para covid-19, enviados pelo Ministério da Saúde.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.