Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | São Leopoldo Em alerta

Surto de novo coronavírus em São Leopoldo veio de funcionários de frigoríficos na Serra

Em apenas uma manhã, mais 14 novos casos foram apurados; do total de 72 infectados do município, 36% tem como fonte de contaminação o local de trabalho fora da cidade

Por Cristiano Santos
Publicado em: 01.05.2020 às 14:33 Última atualização: 01.05.2020 às 17:52

Prefeitura de Garibaldi fez, ainda na semana pssada, fiscalização nos frigoríficos JBS Nicolini, onde há focos de coronavírus Foto: Divulgação / Prefeitura de Garibaldi
O surto de novo coronavírus detectado em São Leopoldo na manhã desta sexta-feira (1º) teve como pano de fundo dois estabelecimentos da Serra. Até o final da manhã, foram apurados 14 novos casos, todos são funcionários dos frigoríficos Nicolini e JBS de Garibaldi, na serra gaúcha, onde mais de 100 leopoldenses trabalham. Com isso, até o momento são 72 casos confirmados no município. Do total, 26 deles, ou seja 36%, tem como fonte de contaminação o local de trabalho fora de São Leopoldo.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todos os conteúdos sobre coronavírus

Esta não é a primeira vez que um frigorífico registra surto da doença. Na semana passada, o frigorífico da JBS, em Passo Fundo, no norte do Estado, foi interditado por expor os trabalhadores ao risco de contágio da Covid-19. O local é considerado foco da doença na cidade. Ao menos 20 funcionários já testaram positivo para a doença causada pelo novo coronavírus e dois parentes de colaboradores morreram. A interdição foi feita após fiscalização da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, órgão vinculado ao Ministério da Economia.



Surtos em pelos menos nove frigoríficos no Estado

Outros município também já tiveram surtos registrados em frigoríficos. Do dia 20 de março até o dia 27 de abril, foram notificados nove surtos de síndrome gripal associados a Covid-19 em estabelecimentos dessa natureza. Outros dois foram registrados em lares ou casas de repouso de idosos. Os casos onde houveram os surtos foram Passo Fundo, Marau, Garibaldi, Lajeado, Carlos Barbosa, Encantado e Tapejara. Dos trabalhadores expostos nos frigoríficos, um evoluiu para óbito e outros seis óbitos de casos secundários foram registrados.

Medidas imediatas

O Prefeito Ary Vanazzi determinou duas medidas imediatas, um alerta urgente para a Prefeitura de Garibaldi com relação ao surto no empreendimento da cidade pedindo providências e também a formalização ao Ministério Público do Trabalho para averiguação das condições sanitárias e epidemiológica dos empregados.

“Este caso é gravíssimo, precisamos denunciar isso, aqui estamos testando muito a nossa população, nossa média é de 220 testes por 100 mil habitantes, enquanto o país realiza 50 testes por 100 mil habitantes, isso representa 350% a mais que a média nacional, vamos buscar as medidas urgentes para proteger a nossa população, estamos tratando com toda a seriedade esse tema”, afirmou o Prefeito Ary Vanazzi

Testagens

O aumento também se deve ao número de testagens que a Secretaria da Saúde vem aplicando na população como medida definida pela Prefeitura de São Leopoldo no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, as ações dão conta de um processo de rastreabilidade dos casos e busca-ativa entre os casos positivos.

Para o secretário de Saúde Ricardo Charão a população precisa entender a gravidade da situação “Tratamos a situação do coronavírus com muita seriedade e com ações efetivas. Quanto mais testes são realizados, mais informações teremos em mãos para agir”, destacou Charão.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.