Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Dados do Mapa dos Leitos

Ocupação de UTIs com casos de Covid-19 e outras doenças deixa a região em alerta

Plataforma lançada pelo governo do Estado mostra o quadro em hospitais públicos e privados

Por Bruna Mattana
Publicado em: 08.05.2020 às 05:00 Última atualização: 08.05.2020 às 09:56

Dos 52 pacientes de UTI Adulto na região de Novo Hamburgo, quatro são casos confirmados de Covid-19 Foto: Divulgação
As regiões de Novo Hamburgo e Canoas estão em alerta devido à alta taxa de ocupação de leitos de UTI Adulto. Na primeira delas, que abrange 15 municípios e dez hospitais, a taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto era de 85,2% até as 16 horas desta quinta-feira (7). Embora o número seja menor em comparação ao dia 23 de abril, quando os dados mostravam que 86,9% dos leitos estavam ocupados, ele indica que dos 61 leitos de UTI Adulto disponíveis aos municípios atendidos pela região de Novo Hamburgo, 52 estão ocupados. Dos 61 respiradores dessas UTIs, 20 estavam em uso, representando a ocupação de 32,8% dos equipamentos. A região conta com 168 respiradores ao todo.

Os números são do Mapa dos Leitos, lançado pelo governo do Estado na última quarta-feira (6). Trata-se de uma plataforma que mostra o percentual de ocupação dos leitos clínicos e de UTI, privados e públicos, do Rio Grande do Sul. No portal é possível conferir a situação dos panoramas gerais do Estado e das 20 regiões da Covid-19, subdivisão usada no novo modelo de distanciamento controlado do governo. As porcentagens são classificadas por cores: verde (até 60% dos leitos ocupados), amarelo (até 80%), vermelho (até 100%), roxo (mais de 100%) e cinza (não informado).

CONTEÚDO ABERTO | Leia aqui todas as notícias sobre coronavírus

Dos 52 pacientes de UTI Adulto na região de Novo Hamburgo, quatro são casos confirmados de Covid-19. Desses, dois estão internados no Hospital Municipal de Novo Hamburgo que, inclusive, está com 100% de ocupação de leitos de UTI, que possui dez leitos regulados pelo Estado.

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Ráfaga Fontoura, a UTI do Município tem uma das maiores taxas de ocupação, pois é referência para outros municípios da região, em função do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

"A Covid não parou outras doenças. Acidentes de carro acontecem, infartos, derrames e esses pacientes atendidos pelo Samu acabam vindo para o Hospital Municipal e precisam de UTI. Essa alta taxa de ocupação sempre é preocupante, mas estamos bem atentos a ela. Estamos buscando junto ao Estado uma expansão de cinco leitos de UTI, mas estamos também tranquilos, pois temos controle da situação. Há um controle da Covid-19 em Novo Hamburgo. Há apenas dois casos na UTI e outros quatro em leitos clínicos, então, estamos controlados."

Situação em São Leopoldo

Já São Leopoldo, que integra a região de Novo Hamburgo segundo a subdivisão do Estado, possui os outros dois casos de internação em UTI por Covi-19. O Hospital Centenário possui dez leitos de UTI Covid-19, com duas pessoas internadas; dez leitos de UTI adulto destinados a outras doenças, com todos os leitos ocupados, e oito leitos de UTI Neonatal, também ocupados. Os números foram fornecidos pela assessoria de imprensa do hospital na tarde desta quinta-feira (7).

Segundo a presidente do Centenário, Lilian Silva, o Mapa de Leitos é uma ferramenta de gestão e de transparência excelente para acompanhar a ocupação dos hospitais no Estado. Em relação a ocupação de leitos, ela destaca que "a situação está dentro do esperado, com o isolamento social".

 

Panorama na região de Canoas

A região de Canoas, que abrange 18 municípios e possui dez hospitais, até a tarde desta quinta-feira (7) tinha 70,4% dos seus leitos de UTI Adulto ocupados: 81 dos 115 disponíveis, sendo quatro por pacientes com Covi-19 e 11 com suspeita da doença ou outra Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

A região possui 187 respiradores, sendo que 41,7% (48) deles estavam ocupados na UTI Adulto. Canoas possui 12 leitos para Covid, que podem aumentar, conforme a demanda, para 43.

Atualmente, internados em UTI, há três pacientes com confirmação de coronavírus e seis com suspeita.

A prefeitura informou, por meio da assessoria de imprensa, que Canoas pode ter 932 leitos para tratamento da Covid, sendo 43 em UTI e os demais em ala clínica.

 

Paranhana

A região de Taquara é a única que possui metade dos leitos de UTI Adulto ocupados.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.