Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Ajuda emergencial

Começa hoje o pagamento da 2ª parcela do auxílio de R$ 600; veja o calendário

Liberação do valor a beneficiários do Bolsa Família inicia nesta segunda-feira; a partir do dia 20, a Caixa antecipa o crédito apenas para movimentações digitais; saque em espécie inicia dia 30

Publicado em: 18.05.2020 às 09:25 Última atualização: 18.05.2020 às 09:38

Aplicativo da Caixa Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Começa nesta segunda-feira (18) o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600.

O valor é pago em três parcelas, destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados que perderam renda por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). A portaria com as datas foi publicada no Diário Oficial da União na semana passada.

 O benefício é pago para trabalhadores informais e pessoas de baixa renda, inscritos do cadastro social do governo e no Bolsa Família.

O calendário publicado na sexta-feira vale para as pessoas que receberam a primeira parcela até o dia de 30 de abril de 2020. 

CONTEÚDO ABERTO | Leia aqui todas as notícias sobre coronavírus

Os pagamentos vão acontecer em datas diferentes. Beneficiários do Bolsa Família terão calendário iniciando na segunda-feira. A partir do dia 20, a Caixa antecipa o crédito para quem for fazer movimentação digital do valor e o saque em espécie inicia a partir do dia 30, e seguirá de acordo com as datas estabelecidas.

Bolsa Família

O primeiro grupo a receber são os beneficiários do Bolsa Família que estão autorizados a receber o auxílio emergencial. Os valores poderão se sacados a partir desta segunda-feira (18) e serão de acordo com o número final do Número de Identificação Social (NIS).

Confira as datas:

NIS 1: 18 de maio
NIS 2: 19 de maio
NIS 3: 20 de maio
NIS 4: 21 de maio
NIS 5: 22 de maio
NIS 6: 25 de maio
NIS 7: 26 de maio
NIS 8: 27 de maio
NIS 9: 28 de maio
NIS 0: 29 de maio

Pagamento antecipado para uso exclusivamente digital

Quem recebeu a primeira parcela pela pela conta poupança da Caixa ou outro banco, terá aberta uma conta Poupança Social Digital, que poderá ser movimentada pelo pelo Caixa Tem. Serão 60 milhões de novas contas abertas gratuitamente. Nesse caso, os valores poderão ser usados apenas para pagamento de contas e boletos e para compras por meio de cartão de débito virtual.

Conforme o presidente da Caixa, neste momento não serão permitidas as realizações de transferências. “Os beneficiário não poderão realizar TED e DOC, porque dois terços das pessoas que receberam a primeira parcela, transferiram para um conhecido, a maior parte na Caixa, ou em outros bancos. Qual foi a consequência? Caos, porque não houve a organização”, disse Guimarães, apontando que esta medida foi anunciada como forma de evitar filas nas agências.

Confira as datas:

20 de maio: nascidos em janeiro e fevereiro
21 de maio: nascidos em março e abril
22 de maio: nascidos em maio e junho
23 de maio: nascidos em julho e agosto
25 de maio: nascidos em setembro e outubro
26 de maio: nascidos em novembro e dezembro

Saques em espécie

Quem receber o auxílio emergencial por crédito na Poupança Social Digital e quiser sacar o benefício deverá seguir o calendário que inicia no dia 30 de amio e leva em conta o mês de aniversário do trabalhador.

Confira as datas:

30 de maio: nascidos em janeiro
1 de junho: nascidos em fevereiro
2 de junho: nascidos em março
3 de junho: nascidos em abril
4 de junho: nascidos em maio
5 de junho: nascidos em junho
6 de junho: nascidos em julho
8 de junho: nascidos em agosto
9 de junho: nascidos em setembro
10 de junho: nascidos em outubro
12 de junho: nascidos em novembro
13 de junho: nascidos em dezembro

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.