Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Transparência

Leite afirma que omissão de dados do Ministério da Saúde é 'irresponsabilidade'

Governador comentou a alteração metodológica do Ministério da Saúde adotada desde o fim de semana

Por Matheus Beck
Publicado em: 08.06.2020 às 15:54 Última atualização: 08.06.2020 às 21:29

Foto por: Reprodução/Facebook
Descrição da foto: Acompanhe ao vivo as atualizações Estaduais sobre medidas de combate ao coronavírus

Em publicação da Open Knowledge Brasil da quinta-feira (4), o Rio Grande do Sul subiu em ranking que define a transparência dos Estados brasileiros na divulgação de dados em relação ao novo coronavírus. Atualmente, o Rio Grande do Sul está na terceira colocação. O governador Eduardo Leite comemorou a situação e, ao mesmo tempo, lamentou que, nos próximos dias, as dificuldades para alguns comparativos serão maiores.

Leite tratou desta forma a omissão de dados da Covid-19 realizada no fim de semana pelo Ministério da Saúde. "Torço que essas posições sejam revistas no sentido de enfrentar o problema e não jogá-lo pra debaixo do tapete, que é, além de tudo, uma irresponsabilidade quando a gente está falando de vidas humanas", declarou.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Taxa de mortalidade, posicionamento em relação ao número de contágio e linhas de tempo são sempre utilizadas pelo governo para tratar do problema. "Isso se tornou um pouco mais complexo, especialmente nos últimos dias para alguns de nossos relatórios, pois tivemos dificuldades", complementou Leite, que determinou a exposição dos dados com transparência como fundamental para cruzamento de dados e avanços nas medidas restritivas ou permissivas para cada um dos casos.

Cooperação

O governador também falou sobre as novas declarações do presidente Jair Bolsonaro, que em redes sociais, novamente atribuiu a responsabilidade do combate à covid-19 para os governadores e prefeitos. Segundo Leite, é necessário que se busque uma cooperação entre os poderes, sociedade civil, hospitais e sindicatos para um diálogo. De acordo com o governador, pelas dimensões continentais do território brasileiro, é necessária atenção e descentralização. "Tanto que no nosso estado temos uma estrategia institucionalizada", lembrando as ações consequentes do distanciamento controlado. Leite ainda afirmou que, sem a segurança e a saúde, não haverá investimento, avanços ou reações econômicas consideráveis.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.