Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Reunião de prefeitos

Blitz em transporte público metropolitano é uma das propostas para evitar a bandeira vermelha

Ideia é realizar barreiras para medição de temperatura de usuários no trem e em ônibus intermunicipais, de acordo com a presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), Margarete Ferretti; encontro também reuniu representantes do Vale do Rio dos Sinos (Amvars)

Por Bianca Dilly
Publicado em: 16.06.2020 às 14:13 Última atualização: 16.06.2020 às 15:18

Trem seria um dos locais de medição da temperatura Foto: Jornal NH
Entre as propostas debatidas na reunião virtual entre representantes das associações dos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e do Vale do Rio dos Sinos (Amvars), encerrada no início da tarde desta terça-feira (16), está a de blitze no transporte público metropolitano. De acordo com a presidente da Granpal e prefeita de Nova Santa Rita, Margarete Ferretti (PT), a ideia é realizar barreiras para medição de temperatura de usuários no trem e em ônibus intermunicipais, aliando com ações de higienização.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Segundo Margarete, será elaborado um documento com os encaminhamentos feitos e avaliação de quando e como poderão começar a ser aplicados. A ampliação de testagem de pacientes suspeitos e maior aproximação com o governo estadual também fazem parte das demandas debatidas. Além disso, será criado um grupo técnico com representantes de ambas as associações, para construir ações futuras. 

O encontro foi agendado após a mudança de quatro regiões do Estado para a bandeira vermelha do distanciamento controlado, deixando cidades da região que estão classificadas com a bandeira laranja em situação de alerta para as próximas rodadas.

Amvars destaca manutenção do distanciamento controlado

A presidente da Amvars e prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva (MDB), destacou que os municípios, independentemente da proposta da Granpal, vão agir como região 7 do distanciamento controlado, respeitando o que preconiza a bandeira laranja. “Não teremos ações diferentes do que já vinha sendo feito. Cada prefeito e prefeita pode fazer um decreto mais restritivo ou não, de acordo com sua realidade de população e número de casos”, ressalta. Sobre o monitoramento no transporte metropolitano, Tânia resume: “Nós já estamos fiscalizando os serviços que estão sendo prestados, mas, efetivamente, iremos intensificar”, diz.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.