Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Pandemia

Surtos de Covid-19 fazem São Leopoldo bater novo recorde de casos

Município registrou 117 pacientes infectados pela Covid-19, na quarta-feira (24), maior número já contabilizado em um só dia na cidade; prefeitura também divulgou 11º óbito relacionado à doença

Por Jean Peixoto
Publicado em: 25.06.2020 às 07:00 Última atualização: 25.06.2020 às 12:10

Lar São Francisco registrou um caso positivo na quarta-feira. Idosos e funcionários serão testados na sexta-feira Foto: Arquivo GES
Noventa e seis dias após registrar o primeiro caso de coronavírus da cidade e da região, São Leopoldo bateu um novo recorde de infectados pela Covid-19, na tarde desta quarta-feira (24). Conforme a Prefeitura, 117 pacientes foram confirmados com a doença, maior índice já registrado em um mesmo dia na cidade.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

O recorde anterior foi computado na quinta-feira passada, 18 de junho, quando a Secretaria Municipal da Saúde (Semsad) contabilizou 62 casos em 24 horas. Com os novos registros, São Leopoldo ultrapassou os 800 infectados e a região chegou a 1.345 confirmações.

Novos surtos

O salto no número de casos leopoldenses deve-se, basicamente, a dois fatores: a testagem massiva dos apenados do Instituto Penal de São Leopoldo (IPSL) e o surto de coronavírus detectado no Lar de Idosos Santa Elisabeth. No presídio, foram detectados 69 infectados, dos quais, três foram testados fora da cidade. De acordo com as normativas de saúde do Município, a partir de dois casos, há a configuração de surto.

Conforme a Semsad, dois casos positivos para coronavírus foram identificados em cuidadoras da Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI), localizada no bairro São José. As funcionárias já haviam sido afastadas do trabalho e, como medida de prevenção do avanço da pandemia, a Vigilância em Saúde foi até o local para notificação e sanitização do espaço, conforme o protocolo.

Em transmissão ao vivo pela página da Rádio Prefeitura, na tarde de ontem, o prefeito Ary Vanazzi e o secretário da Saúde, Ricardo Brasil Charão, anunciaram que todos 200 idosos e trabalhadores do Santa Elisabeth serão testados na sexta-feira. Vanazzi destacou a importância dos cuidados sanitários para a prevenção. "Isso demonstra a importância dos cuidados que a população precisa ter, conversamos com a direção do lar que vai cumprir todo o protocolo estabelecido de higienização e nós vamos fazer toda a testagem para dar segurança e tranquilidade para garantir a proteção necessária."

Também durante a transmissão, o secretário informou que um técnico de enfermagem do Lar de Idosos Municipal São Francisco também testou positivo para o coronavírus. Ele já está afastado do trabalho e, por medida de proteção, os 31 idosos e demais 35 trabalhadores do lar serão testados também na sexta-feira. Conforme a Semsad, a área reservada para a Covid-19 no Hospital Centenário está com 15 pacientes internados, sendo cinco deles em UTI.

O 11º óbito de São Leopoldo

A Prefeitura de São Leopoldo confirmou, ontem, o 11º óbito relacionado à Covid-19. A vítima é uma mulher de 88 anos, moradora do Centro, com problemas cardiovasculares, que estava internada em Novo Hamburgo.

Entidades lamentam bandeira vermelha

Em nota emitida à imprensa ontem, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL), CDL São Leopoldo e Sindilojas São Leopoldo lamentaram e avaliaram com grande preocupação a entrada do Município na bandeira vermelha do plano de distanciamento controlado do Estado. Motivado pelo alto índice de desemprego na cidade, o texto critica as medidas restritivas anunciadas pelo Estado e pela Prefeitura na segunda-feira. "A ausência de clientes e de movimento gera um 'efeito cascata' sobre a economia local, cujos prejuízos são incalculáveis. Todo o setor produtivo está sendo punido de forma injusta, quando o maior problema está nas aglomerações em ambientes abertos" A nota afirma que as entidades compreendem a necessidade da Prefeitura combater o avanço da pandemia, mas alega que o fechamento do comércio e redução de horários não trarão os resultados esperados.

Aumento dos casos em Sapucaia

Sapucaia do Sul registrou sete novos casos de Covid-19 até a tarde ontem, o que elevou para 277 o número de pacientes infectados pelo coronavírus no município. O município conta, também, com 197 recuperados e já realizou 1.567 testes, sendo que destes, 1.290 foram descartados, porque os resultados deram negativos. Outras 48 ocorrências seguem em investigação, aguardando o resultado do exame. Até o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, 62 casos seguem em isolamento domiciliar e oito estão hospitalizados. Os testes positivos contabilizados ontem referem-se a duas moradoras do bairro São José, uma de 67 anos e outra de 29 anos; um morador do bairro Ipiranga, de 51 anos; um menino de 9 anos, do bairro Vargas; um homem de 21 anos, do bairro Jardim; uma moradora do bairro Boa Vista, de 21 anos, e um homem de 33 anos, morador do bairro Lomba da Palmeira. Todos estão em isolamento domiciliar. Equipes da prefeitura reforçaram as fiscalizações durante a manhã e tarde de ontem.

A Covid-19 nas cidades de cobertura do VS

São Leopoldo

826 casos

15 internados

521 recuperados

11 mortes

Sapucaia do Sul

277 casos

8 internados

197 recuperados

10 mortes

Esteio

181 casos

16 internados

97 recuperados

6 mortes

Portão

60 casos

7 internados

21 recuperados

1 morte

Capela de Santana

1 caso

2 internados

0 recuperado

0 morte

Total na região

1345 casos

48 internados

836 recuperados

28 mortes

* Dados cruzados entre prefeituras da região e Secretaria de Saúde do RS até as 20 horas de ontem (fechamento desta edição impressa)

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.