Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Na ABC 103.3 FM

'Fico triste pela não geração de empregos temporários durante a Expointer', diz prefeito

Leonardo Pascoal afirma que mesmo com o evento cancelado, uma agenda de eventos será elaborada pela Secretaria de Agricultura e pela Febrac

Por Jauri Belmonte
Publicado em: 03.07.2020 às 13:12 Última atualização: 03.07.2020 às 13:14

Provas com cavalos Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Leonardo Pascoal, prefeito de Esteio, falou na Rádio ABC na manhã desta sexta-feira (3) sobre o cancelamento oficial da Expointer de 2020, confirmado na tarde de quinta-feira (2). Segundo ele, o evento, que em 2022 completará 50 anos, tem uma riqueza maior em termos de representatividade para a cidade e o ramo da exposição agropecuária, do que propriamente para a arrecadação. "É um evento positivo em termos de imagem e acolhimento para nossa cidade. Mas em termos de arrecadação de tributos é muito menor do que se pensa. O Estado arrecada mais por conta da venda de máquinas. Já para a cidade, é um retorno pequeno, pois a Prefeitura fica encarregada de muitas coisas ao longo da feira, que demandam gastos".

Pascoal explica que, hoje, para a cidade o maior prejuízo com a ausência da feira é a falta de geração de empregos temporários. "Em nove dias de evento, são vários empregos temporários gerados. Sem contar na rede de hotelaria da região metropolitana que arrecada muito, pois é um setor que aposta no evento", disse. "Existem pessoas que já tinham locado seus imóveis. Mas sabemos que de todos os problemas, o problema sanitário por conta do vírus é um caso mais grave, por isso a decisão de cancelar o evento", disse.

Agenda de eventos será montada


Em um evento em que a grife é balanceada pelos os animais de raça, o cancelamento do evento pode incidir sobre o ciclo de atividades estipulado pela Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac). "Talvez quem é do meio urbano não compreenda a dimensão disso. As associações de raça precisam cumprir um ciclo de atividades de julgamento, morfológicas e funcionais para que o ano não se perca. E isso, inegavelmente, envolve uma cadeia muito extensa de empregos, seja de tratadores ou de qualquer pessoa envolvida nesse tipo de trabalho, frisou o prefeito.

Pascoal ainda ressaltou que para o ano não ser perdido, serão promovidas atividades de julgamento, separados por raça, no Parque Assis Brasil, sem presença de público. "Ainda não temos um calendário. A Secretaria de Agricultura junto com a Febrac montarão a agenda de eventos", complementou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.