Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Pandemia

Por casos de Covid-19 em funcionários, UBS é fechada em São Leopoldo

UBS Santo André também foi fechada, mas para conclusão de obras no local.

Por Priscila Carvalho
Publicado em: 24.07.2020 às 18:31 Última atualização: 24.07.2020 às 18:32

A Prefeitura de São Leopoldo informou que, por conta de dois casos com relação entre si de Covid-19 em servidores, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Pinheiro, do bairro de mesmo nome, foi fechada a partir desta sexta-feira (24), tendo reabertura prevista para a próxima quarta-feira, 29 de julho. O restante da equipe, com testagem negativa, será realocada para outros postos saúde da cidade.

Conforme o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsad) de São Leopoldo, Ricardo Charão, todos os servidores da pasta, incluindo funcionários das UBSs, estão sendo testados para coronavírus. Com isso, nesta quinta-feira (23), 143 pessoas de 11 serviços da Semsad realizaram o exame, sendo que, 25 deles testaram positivo e foram afastados de suas funções. Dois deles, são funcionários da UBS Pinheiro. “Como essa unidade tem uma equipe pequena e movimento menor que outras, achamos melhor fechar e realocar os funcionários em outras unidades que tem movimento maior”, explicou Charão.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

O secretário salienta que, os usuários que precisarem, podem procurar atendimento em qualquer outra unidade de saúde do município, mas a indicada é a UBS São Cristóvão (Rua Celestina José de Souza, n°37) que, por estar com uma equipe maior no momento, está com capacidade maior de atendimento.

Sanitização

Conforme Charão, para garantir a segurança de trabalhadores e usuários do SUS, a Semsad vem realizando também a sanitização dos postos de saúde. “Contratamos sanitização para todos serviços da Secretaria Municipal de Saúde, a cada 15 dias, por, no mínimo, 45 dias. Quatro UBs foram sanitizadas esta noite (de quinta para sexta-feira): Scharlau, Cohab Feitoria, Santos Dumont e São Cristóvão”, detalhou.

UBS Santo André também fechada

A Semsad informou ainda que, a partir desta sexta-feira, a UBS Santo André também foi fechada, mas para a conclusão das obras de ampliação, orçadas em R$ 350 mil. Durante o período de conclusão, os trabalhadores da unidade reforçarão a equipe da UBS São Cristóvão, além dos demais serviços da rede municipal de saúde nas ações de combate e enfrentamento à pandemia de Covid-19. Segundo Charão, a previsão é que a obra no local seja concluída em 15 dias.

De 10 UBSs, quatro fechadas

Com o fechamento desses dois postos de saúde nesta sexta, do total de 10 UBSs, São Leopoldo tem agora quatro fechadas: 3 por reformas e 1 por casos de Covid-19. Além da Santo André, as UBSs Vila Baum e Brás também estão em obras de reforma e ampliação, respectivamente. A previsão é de que até o início de agosto ambas as obras sejam entregues.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.