Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul Pandemia

Prevalência do coronavírus na população gaúcha dobra em um mês, aponta pesquisa da UFpel

Estudo mostra ainda que 0,96% dos residentes no Estado também já tiveram Covid

Por Bruna Mattana
Publicado em: 29.07.2020 às 15:13 Última atualização: 29.07.2020 às 20:13

Passo Fundo é uma das cidades gaúchas que participa da pesquisa da UFPEL Foto: Prefeitura de Passo Fundo
A sexta rodada da pesquisa Epicovid19, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), aponta que a prevalência do coronavírus na população gaúcha dobrou, desde o último levantamento feito entre 26 e 28 de junho. A estimativa é de um infectado a cada 104 habitantes no Rio Grande do Sul.

Leia todo conteúdo EXCLUSIVO ASSINANTE

Ainda conforme a pesquisa, 108.716 pessoas já teriam sido infectadas pelo novo coronavírus no Estado, ou seja, 0,96% da população gaúcha.

Os resultados foram apresentados nesta quarta-feira (29) pelo epidemiologista e professor emérito da UFPel, Fernando Barros, e pela coordenadora do Comitê de Dados do governo, Leany Lemos.

Ao todo, foram realizadas 4,5 mil entrevistas, sendo que 43 pessoas testaram positivo, entre os dias 24 e 26 de julho, em nove municípios. Dessas, 18 eram de Porto Alegre, 9 de Canoas, 7 de Passo Fundo, duas em Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Santa Maria, e uma em Uruguaiana, Pelota e Ijuí. Barros recomendou a ampliação da testagem e reforçou a importância do isolamento social, especialmente em Porto Alegre, Região Metropolitana e Passo Fundo.

Em relação a transmissão domiciliar, 26% dos familiares testados tiveram resultado positivo, considerando as seis fases da pesquisa. 

Segundo Barros, os dados de distanciamento social desta fase em comparação com a primeira etapa do estudo, realizada em abril, apontam que o número de pessoas que declarou estar sempre em casa caiu de 21,1% para 12,6%. Já a porcentagem de quem diz sair diariamente aumentou de 20,6% para 33,3%. Os entrevistados que dizem sair só para atividades essenciais passaram de 58,3% para 54,1%.

Estão previstas mais duas etapas da pesquisa, cujos testes e entrevistas serão realizados entre 15 e 17 de agosto e 12 e 14 de setembro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.