Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Distanciamento controlado

Estado recebe 25 pedidos de recurso a bandeiras, o menor número até o momento

A prévia das bandeiras foi divulgada na última sexta-feira, com 12 regiões em risco alto (vermelha) e nove em risco médio (laranja)

Publicado em: 09.08.2020 às 09:08 Última atualização: 09.08.2020 às 09:10

Movimento em Novo Hamburgo no último sábado (8) Foto: Inézio Machado/GES/Inezio Machado/GES
O menor número de pedidos de reconsideração desde a implementação dos recursos para o mapa preliminar do distanciamento controlado foi recebido pelo Estado neste final de semana. Foram 25 solicitações enviadas por municípios e associações regionais até a manhã deste domingo (9). O recorde ocorreu na oitava semana, com 67 recursos. A prévia das bandeiras foi divulgada na última sexta-feira (7), com 12 regiões em risco alto (bandeira vermelha) e nove em risco médio (bandeira laranja).

CONTEÚDO ABERTO | Leia aqui todas as notícias sobre coronavírus

De acordo com o governo estadual, não houve pedido de bandeira laranja para amarela – “todas as solicitações são de regiões preliminarmente em vermelho que pedem a permanência em bandeira laranja”, informa.

No mapa preliminar, foram classificadas com risco alto as regiões Novo Hamburgo, Taquara, Canoas, Capão da Canoa, Porto Alegre, Passo Fundo, Guaíba, Palmeira das Missões, Erechim, Pelotas, Bagé e Uruguaiana.

São 275 cidades (do total de 497) na bandeira vermelha, somando 7.759.635 habitantes, ou seja, 68,5% da população gaúcha (total de 11.329.605 habitantes). Destes, 126 municípios podem adotar protocolos de bandeira laranja porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.

Na região, entram na lista inicialmente Lindolfo Collor, Morro Reuter, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, Riozinho, Brochier, Tupandi e Pareci Novo.

Resultado final sai nesta segunda-feira

Os pedidos de reconsideração serão avaliados pelas equipes técnicas do governo. A decisão será tomada pelo Gabinete de Crise nesta segunda-feira (10) e, à tarde, o mapa definitivo, vigente a partir de terça (11), será divulgado pelo governador Eduardo Leite.

Histórico de pedidos

No último domingo (2), o mapa preliminar recebeu 34 recursos sobre as também 12 regiões em bandeira vermelha. No dia 26 de julho, foram 49 pedidos de reconsideração. Na 11ª rodada, 59 recursos; na 10ª rodada, 63 pedidos; na nona, 37; na oitava houve o maior número até agora: 67; e na sétima rodada, primeira vez que o governo abriu a instância recursal, foram 30.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual