Publicidade
Notícias | Região Outra vez

Ainda na bandeira vermelha, Amvars recorrerá à classificação do distanciamento controlado

Recurso será enviado ao governo do Estado, mas associação não possui otimismo quanto à aceitação da solicitação

Por Matheus Beck
Publicado em: 07.08.2020 às 19:35 Última atualização: 08.08.2020 às 10:56

Presidente da Amvars e prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva tenta reverter quadro da região no distanciamento controlado Foto: Tiago Rodrigues/PMDI

"Realmente decepcionante", disse a prefeita de Dois Irmãos e também presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos, Tânia Terezinha da Silva, após o anúncio do mapa preliminar da 12ª rodada do distanciamento controlado no Rio Grande do Sul. 

São 12 regiões na bandeira vermelha, dentre elas, está mantida a região liderada por Novo Hamburgo, que engloba 15 municípios. A prefeita garantiu que esperava o aumento das permissividades através do recuo da classificação à bandeira laranja, situação não contemplada ao fim da tarde desta sexta-feira (7). Mesmo descrente da reversão, a associação deve recorrer à decisão determinada pela metodologia que busca a prevenção ao novo coronavírus.

Leia todo o conteúdo EXCLUSIVO ASSINANTES

"Muitas expectativas para a bandeira laranja mais uma vez. Acho que os critérios foram equivocados. Realmente estamos melhorando nossos índices. Não em números de casos, mas principalmente de internações", comentou. Logo após o anúncio, a prefeita já entrou em contato direto com a Procuradoria Geral do Município para a elaboração de mais um recurso. "Mas vou te confessar: estamos quase desistindo de recursos. É toda semana a mesma história", lamentou ao recordar as oito rodadas da região presente na bandeira vermelha.

Cogestão

Outra decepção da presidente da Amvars foi em relação à cogestão proposta pela Famurs. Ainda que já tenham indicativos do próprio governador Eduardo Leite de um trabalho compartilhado e formação de comitês de gestões nas regiões, o texto ainda não está totalmente formulado. Leite afirmou na quinta-feira (6) que a publicação do conteúdo, via decreto, seria realizada no fim de semana. A postergação desanimou, já que Tânia esperava que a autonomia da região se estabelecesse já nesta rodada.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual