Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Distanciamento controlado

Taquara é a única região do RS classificada em bandeira laranja

Regiões de Novo Hamburgo, Canoas e Caxias do Sul aparecem com destaque negativo para o aumento significativo de internações

Por Suélen Schaumloeffel
Publicado em: 04.12.2020 às 18:34 Última atualização: 04.12.2020 às 18:42

Apenas a região de Taquara foi classificada em risco médio no mapa preliminar Foto: Governo do Estado
A região liderada por Taquara foi a única do Rio Grande do Sul que não foi classificada com alto risco epidemiológico no mapa preliminar da 31ª rodada do Distanciamento Controlado, divulgada no início da noite desta sexta-feira (4). Os oito municípios da região, Cambará do Sul, Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante, São Francisco de Paula, Taquara e Três Coroas receberam bandeira laranja, de risco médio.
A cor predominante do mapa preliminar reforça o alerta emitido há semanas pelo governador Eduardo Leite, devido à mudança do cenário de estabilização para aumento de internações por Covid-19 no Estado, e que foi ampliado por meio de decreto, onde a cogestão foi suspensa por 14 dias.



Para o total do RS, houve piora em todos os indicadores. Entre as maiores variações estão o número de casos de Covid-19 ativos (aumento de 20%), os internados em leitos clínicos com Covid-19 registrados nos últimos sete dias (+15%) e os óbitos nos últimos sete dias (+29%).

As regiões lideradas por Novo Hamburgo, Canoas e Caxias do Sul, que incluem municípios da região de cobertura dos jornais do Grupo Sinos, aparecem na lista dos blocos com os maiores números de hospitalizações. Foram 162 na região da Serra, 92 em Novo Hamburgo e 73 em Canoas. Ainda aparecem da lista Porto Alegre (267), Passo Fundo (111) e Pelotas (76).

Contabilizando os pacientes internados por outras causas nesta semana, houve praticamente estabilidade no número de leitos de UTI ocupados. Com a manutenção do total de leitos e o aumento de 3% nos pacientes confirmados internados em UTI, houve nova redução da razão de leitos livres para cada ocupado por Covid-19, chegando ao menor nível desde o início do Distanciamento Controlado: 0,62.

O governo do Estado já anunciou que serão abertos mais 113 leitos nos próximos dias, totalizando 1.986 leitos de UTI SUS adulto – aumento de 113% ao total antes da pandemia, que era de 933 unidades.
Até as 6h de domingo (6), municípios e associações ainda podem enviar pedidos de reconsideração ao mapa preliminar para o governo. Depois de analisados pelo Gabinete de Crise na segunda-feira, receberão as bandeiras definitivas, vigentes de 8 a 14 de dezembro.

Taquara teve melhora

Em bandeira vermelha na rodada vigente, a região de Taquara foi a única que passou para bandeira laranja neste mapa preliminar da 31ª rodada. Houve redução nos registros de hospitalizações para Covid-19 nos últimos sete dias – de 14 para nove, queda de 36%, e estabilização no número de óbitos (cinco em cada semana). O indicador de Ativos sobre Recuperados registrou 634 ativos para 1.506 recuperados, representando uma piora no valor dado pela razão em comparação à semana anterior.

Regra 0-0

Sem a cogestão, alguns municípios ainda podem adotar protocolos de bandeira laranja, desde que cumpram os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local. Confira os municípios da região que pode adotar a flexibilização:
Região Novo Hamburgo - Presidente Lucena e São José do Hortêncio
Região Canoas - Harmonia, Brochier e São José do Sul
Região Caxias do Sul - Feliz, Linha Nova e São Vendelino

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual