Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Coronavac

São Leopoldo já aplicou 350 doses da vacina contra a Covid-19

Nesta quarta-feira, as doses foram aplicadas no Lar de Idosos São Francisco de Assis, mantido pela Prefeitura, no Centro de Saúde da Feitoria, na UPA Zona Norte, na base do Samu e na comunidade indígena Kaingang Por Fi Ga

Publicado em: 20.01.2021 às 18:59 Última atualização: 20.01.2021 às 19:00

Pelo menos 350 leopoldenses já foram vacinados contra a Covid-19 até a tarde desta quarta-feira (20). Após o ato simbólico que marcou o início da vacinação em São Leopoldo, na tarde de ontem no Hospital Centenário, hoje (20), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsad) prosseguiu com a aplicação das doses em outros grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde. Além do Hospital Centenário, as doses foram aplicadas no Lar de Idosos São Francisco de Assis, mantido pela Prefeitura, no Centro de Saúde da Feitoria, na UPA Zona Norte, na base do Samu e na comunidade indígena Kaingang Por Fi Ga. As equipes ainda atuam nas trocas de turno dos profissionais da saúde para dar prosseguimento à vacinação.

Pela manhã, as equipes de profissionais da saúde estiveram no Lar de Idosos São Francisco de Assis, para realizar a vacinação dos 27 idosos e do grupo de profissionais que atuam no local. “A vacina é mais uma esperança para garantir a saúde deles e poder manter uma vida mais aberta, realizando passeios e tendo a possibilidade de retomar o contato com os familiares, a questão do abraço, o carinho físico, pois a visitação também estava bem restrita aqui. Esse é o início de dias melhores para eles”, afirmou a psicóloga do município e coordenadora do lar, Tatiana Fiori.

Conforme a Prefeitura, 40 profissionais das emergências, além de 12 trabalhadores do Samu, foram imunizados durante a terça-feira, no Hospital Centenário. Hoje, outra leva de profissionais está sendo atendida. Os servidores da linha de frente do Centro de Saúde Feitoria e da UPA Scharlau também estão recebendo as doses.

Vacinação na Comunidade Indígena

Na parte da tarde, a aplicação das vacinas se deu para o grupo indígena Kaingang, da comunidade Por Fi Ga, localizada no bairro Feitoria. No dia de hoje foram vacinadas 37 pessoas.

Vacinação contra a Covid-19 na aldeia indígena Por Fi Ga de São Leopoldo Foto: Thales Renato Ferreira/Prefeitura de São Leopoldo
O cacique José Vergueiro, de 52 anos, destacou o momento de prioridade recebida pelos indígenas, ressaltando o cuidado existente dentro da comunidade. “A gente sabe que está sendo uma novidade esta vacina, eu irei tomar, a prioridade que estamos ganhando está dentro da lei, não é só na saúde, mas em outros serviços também, o governo tem esse compromisso com a gente. Aqui na aldeia tivemos algumas pessoas afetadas com a covid, mas nenhum óbito, conseguimos curar todos, temos um monitoramento aqui dentro também”, ressaltou.

A técnica de enfermagem que atua dentro da comunidade indígena há sete anos, Sueli Thomas, frisou a importância da vacinação no local. “É simbólico para nós, pois aqui temos diversas famílias, existe o cuidado dentro da nossa comunidade, mas também temos muito contato com pessoas de fora. Sermos priorizados é fundamental, essencial para as famílias que moram aqui”, salientou.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.