Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Imunização

Governadores pedem a Bolsonaro diálogo diplomático com China e Índia por conta da vacina

Os dois países são fornecedores de insumos para fabricação de vacinas contra Covid-19

Publicado em: 21.01.2021 às 09:22 Última atualização: 21.01.2021 às 09:27

Por vacina, governadores enviaram na quarta-feira (20) um ofício ao presidente Jair Bolsonaro no qual pedem ao chefe do Executivo e ao Ministério das Relações Exteriores para que busquem um “diálogo diplomático” com a China e a Índia. Os dois países são fornecedores de insumos para fabricação de vacinas contra Covid-19.

Os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal assinaram o documento. Eles fazem parte do Fórum Nacional de Governadores, coordenado por Wellington Dias (PT), governador do Piauí.

A medida tem o objetivo de acelerar a produção de vacinas no Brasil, que estão sob coordenação do Instituto Butantan, no caso da CoronaVac, e da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que produzirá doses da vacina AstraZeneca/Oxford. Os dois imunizantes tiveram autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso emergencial.

Na terça-feira (19), o governo da Índia informou que começaria a enviar as vacinas produzidas no país para uma lista de nações vizinhas e parceiras a partir desta quarta-feira. O Brasil, que espera receber 2 milhões de doses do imunizante, não apareceu na relação.

Ontem, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que o que impede a chegada de insumos chineses são problemas “técnicos”. “O embaixador deixou claro que não há nenhum obstáculo político, a tramitação técnica que atrasou um pouco. Mas que eles estão trabalhando junto com o governo para a exportação dos insumos do Brasil”, disse Maia.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.