Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Avanço da vacinação

RS começa a vacinar idosos acima de 85 anos próxima semana

Confirmação foi feita pelo governador Eduardo Leite ao divulgar chegada de nova remessa de Coronavac ao Estado

Publicado em: 05.02.2021 às 13:05 Última atualização: 05.02.2021 às 18:19

Idosos acima de 85 anos devem começar a receber vacina na próxima semana Foto: Ivan de Andrade/Prefeitura de Imbé
O governador Eduardo Leite confirmou nesta sexta-feira (5) que o Rio Grande do Sul iniciará na próxima semana a vacinação contra a Covid em idosos acima de 85 anos. Em vídeo distribuído à imprensa, Leite explicou que a nova etapa será possível diante da chegada de uma quarta remessa de imunizantes que chegará ao Estado neste final de semana. A data de início, entretando, ainda não foi divulgada. 

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus 

Das 193,2 mil novas doses de Coronavac que chegarão ao Estado, 147 mil serão usadas para vacinar este novo público. Devido ao aumento do número de idoso no litoral, por conta da pandemia, haverá reforço no repasse de doses aos municípios das praiais. 

Segundo governador, com esse nova estratégia, o Estado conseguirá aplicar a primeira dose do imunizante em 43% dos 280 mil idosos acima de 85 anos.  

O governador destacou ainda que a responsabilidade sobre a estratégia de vacinação é de responsabilidade dos municípios e não do Estado. "A organização da vacinação (para esse público) é dos municípios. O Estado emite as notas técnicas, dá orientação, distribui as vacinas, mas quem opera na ponta é o município."

A secretária de Saúde, Arita Bergmann reforçou a responsabilidade do planejamento das prefeituras. Segundo ela, parte dos idosos com essa idade já foram vacinados por serem acamados ou moradores de asilos e casas lares, por exemplo.

Anita destacou também a importância do pré-cadastro e agendas para vacinação. "Sempre lembrando que cada frasco vem 10 doses e não podemos desperdiçar nenhuma." 

Os municípios são livres para realizar ações de tele-agendamento e drive-thru, por exemplo. 

Vacinação segue nos profissionais de saúde

A outra parte restante, de 50 mil doses, será destinada à imunização de profissionais de saúde, que têm sido priorizados para evitar baixas na linha de frente de atendimento da pandemia e mesmo em serviços de assistência por contaminação pela doença. A projeção é que 80% desse público seja imunizado com as novas doses.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.