Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Dificuldade

Hospital de São Gabriel transfere pacientes por falta de medicamentos sedativos

Bloqueadores neuromusculares e remédios para entubação estão em escassez. Região da Campanha tem 117% de ocupação de leitos Covid

Publicado em: 06.04.2021 às 09:38 Última atualização: 06.04.2021 às 09:38

Santa Casa de Misericórdia de São Gabriel Foto: Divulgação

A falta de medicamentos sedativos necessários para os pacientes que estão em tratamento intensivo, obrigou a Santa Casa de Misericórdia de São Gabriel, na região da Campanha, a transferir pacientes de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para outras cidades. De acordo com o Diário de Santa Maria, a cidade está com falta de sedativos, como bloqueadores neuromusculares e remédios para entubação. 

Leia aqui todas as notícias sobre o coronavírus

A necessidade da remoção dos pacientes se dá por conta da dificuldade de aquisição destes insumos, em escassez em todo o mercado. Há, também, a insuficiência no envio destes medicamentos por parte do Governo do Estado.

Na segunda-feira (5), o Chefe do Executivo e a direção do hospital se reuniram para atualizar as informações do combate à pandemia do Covid-19 e traçar perspectivas diante da situação. Outros hospitais da Fronteira Oeste vivem um contexto parecido. 

A região tem 117% de ocupação de leitos Covid. Neste momento, porém, não há risco de falta de oxigênio para os pacientes.

O prefeito Rossano Gonçalves (PL) ressaltou que está fazendo pressão política sobre deputados e sobre o governo do Estado.

"É um momento especialmente grave da pandemia no Brasil, o coronavírus e suas novas cepas têm ceifado vidas com praticamente o mesmo grau de intensidade em todo o país, e por isso mesmo precisamos de muita união. É por isso que estamos trabalhando em conjunto com a Santa Casa, em favor das vidas que lá estão sendo tratadas, em respeito aos médicos, enfermeiros, auxiliares, equipes de higienização e todos os envolvidos na linha de frente, que tem feito um trabalho sério e dedicado", ressaltou.

A Santa Casa é o único hospital de São Gabriel. A casa de saúde tem 20 leitos de UTI, todos pelo SUS, e, na tarde de ontem todos estavam ocupados. Nos leitos clínicos fora de UTI, a ocupação está em 180.6% (56 pacientes em área que era para 31 pessoas).


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.