Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Covid-19

Veja quais hospitais da região receberam o novo lote com sedativos de entubação

Remessa beneficia 51 instituições gaúchas com medicamentos para o procedimento de ventilação mecânica de pacientes com dificuldades respiratórias

Publicado em: 27.03.2021 às 18:38 Última atualização: 27.03.2021 às 18:39

A remessa de medicamentos que chegou na sexta (26) vai beneficiar 51 instituições hospitalares do Rio Grande do Sul Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Um novo lote de sedativos para entubação foi entregue a hospitais neste sábado (27). O Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre, foi a primeira parada do Exército para a entrega de medicamentos que chegaram ao Estado na sexta-feira (26).

A primeira entrega dessa remessa do Ministério da Saúde ocorreu ainda na sexta-feira e aqui na região, o  o Hospital Unimed de Novo Hamburgo e outras 11 entidades foram beneficiadas. Em um comunicado neste sábado, a entidade do Vale do Sinos informou que doará sedativos para os hospitais Municipal de Novo Hamburgo e para o Getúlio Vargas de Estância Velha. 

Nesta segunda remessa, são beneficiadas 51 instituições com medicamentos do kit entubação, remédios para o procedimento de ventilação mecânica de pacientes com dificuldades respiratórias. São 20,1 mil frascos de atracúrio, 3,5 mil ampolas de cisatracúrio e 37,88 mil frascos de midazolam.

Assim que chegam ao Estado, os medicamentos são armazenados no 3° Batalhão de Suprimento, em Nova Santa Rita, onde são preparados para o transporte e entrega imediata aos hospitais, responsabilidade do 3° Grupamento Logístico.

“Como a quantidade recebida ainda não corresponde ao total do que solicitamos ao governo federal, decidimos que esse lote irá beneficiar hospitais que têm leitos de UTI e compõem o sistema de regulação estadual”, explicou a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada da Secretaria da Saúde (SES), Lisiane Fagundes. “Escolhemos critérios técnicos baseados no relatório semanal que os próprios hospitais nos passam, declarando a situação dos estoques desses medicamentos.”

A responsabilidade pela compra desses medicamentos é das instituições hospitalares, não fazendo parte da rotina da Assistência Farmacêutica do Estado. No entanto, frente à dificuldade de aquisição no país e ao aumento da demanda desde o ano passado, o governo do Estado e o Ministério da Saúde se articularam para comprá-los excepcionalmente e distribuí-los às instituições com estoques críticos e que prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A SES realiza um levantamento a cada semana com os hospitais gaúchos do estoque dos 22 medicamentos para a intubação em UTIs.

Hospitais da região beneficiados

Confira a lista completa no documento ( Lista sedativos de entubação)


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.