Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Imunização

Novo Hamburgo aguarda chegada de nova remessa para seguir aplicando segundas doses

Unidades de saúde atenderam agendamentos na manhã desta quarta-feira (21), mas na maioria as vacinas contra a Covid-19 para este público terminaram; Secretaria Estadual da Saúde (SES) diz que não há confirmação para o próximo lote por parte do Ministério da Saúde

Por Bianca Dilly
Publicado em: 21.04.2021 às 12:55 Última atualização: 22.04.2021 às 07:14

Município tem doses da Astrazeneca disponíveis para agendamento Foto: Bianca Dilly/GES-Especial
Os últimos frascos disponíveis de CoronaVac/Butantan em Novo Hamburgo foram utilizados na manhã desta quarta-feira (21), para a aplicação de segundas doses nos moradores imunizados há cerca de 28 dias. As 19 unidades de referência abriram neste feriado de Tiradentes até o meio-dia com o foco de concluir a cobertura vacinal contra a Covid-19 deste público, mas na maioria delas os imunizantes chegaram ao fim. Com isso, a Prefeitura aguarda a chegada de nova remessa para dar continuidade à ação.

Leia aqui todas as notícias sobre o coronavírus

Porém, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) informa que ainda não há confirmação de data para o próximo lote. “Estamos aguardando o posicionamento da SES, para ver se vão entregar vacinas amanhã (22), para podermos continuar aplicando a segunda dose. Agora, estamos trabalhando com agendamentos e caso a gente não receba, vamos reprogramar com os moradores. Vamos agendando de acordo com o envio”, explica o responsável técnico pelo setor de imunizações do Município, Edson Luís da Silva.

Até por volta das 11h30, mais de 450 hamburguenses haviam recebido a segunda dose neste dia 21. A auxiliar de escritório em uma clínica de saúde Sabrina Amaral, 38 anos, teve que aguardar um pouco na Casa de Vacinas, já que foi feito o remanejamento de frascos entre os postos. “Ficou um pouco ruim, porque tive que sair do trabalho para fazer. Mas agora que consegui, estou mais tranquila. Até que mandaram rápido e assim minha família também fica menos preocupada”, comenta.

Agendamento de primeira dose com AstraZeneca

Georgia recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 Foto: Bianca Dilly/GES-Especial
Enquanto aguarda novo lote de CoronaVac, o Município continua ampliando a vacinação de primeiras doses. Pessoas com 62 anos ou mais podem realizar agendamentos em 19 unidades de saúde. “Ainda temos doses de AstraZeneca/Fiocruz disponíveis. E além dos idosos com mais de 62 anos, também podem se vacinar alguns profissionais de saúde que já foram chamados nos drives”, detalha Silva.

É o caso da estagiária de Psicologia Georgia de David, 23, que recebeu a primeira aplicação na manhã desta quarta-feira, na Casa de Vacinas. “Fui para o drive-thru, mas pediram que eu liberasse primeiro e agendasse nas unidades. Agora que consegui, estou mais tranquila. Trabalho em um presídio, que é um local de bastante risco”, ressalta.

Com o lote de AstraZeneca, também inicia a preparação para a segunda dose de quem foi vacinado no início do ano. “Está fechando o primeiro grupo, de quem foi imunizado em janeiro. Então, temos um bom agendamento entre sexta e segunda-feira. A maioria é de profissionais de saúde da rede básica”, conclui o profissional do Município.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.