Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Distanciamento controlado

Região de Novo Hamburgo tem a menor média semanal em todo o Estado

Área 7 do Plano de Distanciamento Controlado estaria em bandeira laranja não fosse a salvaguarda da ocupação de leitos

Publicado em: 23.04.2021 às 18:55 Última atualização: 23.04.2021 às 18:57

Média ponderada por região nas últimas cinco semanas Foto: Reprodução
Pela primeira vez nas 51 semanas de vigência do Plano de Distanciamento Controlado do Estado, a Região 7, liderada por Novo Hamburgo, registrou os melhores indicadores entre as 21 do Estado. É o que aponta relatório divulgado no fim da tarde desta sexta-feira (23), quando foi confirmada a nona semana de bandeira preta em todo o território gaúcho.

Leia todas as notícias sobre coronavírus

A média ponderada final da região de Novo Hamburgo, da qual fazem parte outros 14 municípios do Vale do Sinos, ficou em 1,38. É a menor do Estado desde o início do ano. A região mais próxima é Erechim, com média 1,41. As duas estão abaixo da média 1,50, que separa a zona de bandeira vermelha da zona de bandeira laranja.

Considerando a cogestão, os municípios da região de Novo Hamburgo entrariam terça-feira com regras da bandeira amarela. No entanto, isso não acontece porque ainda está em vigor uma salvaguarda criada pelo Estado para manter bandeira preta enquanto há superlotação de leitos hospitalares. A expectativa é que esta trava deixe de existir no início de maio.

Há quatro semanas a região de Novo Hamburgo estava com média 2,35 no Plano de Distanciamento Controlado. Caiu para 1,50 na seguinte e manteve-se na última, baixando agora para 1,38.

Os avanços foram nos quesitos velocidade de avanço do contágio e na relação entre casos ativos e recuperados. Os novos registros de internações caíram 57,3% nos últimos sete dias. Os óbitos tiveram redução de 50% do mesmo período. Houve redução também no número de casos ativos, que passaram de 2020 na semana passada para 1822 nesta, uma diferença de 9,8%. Já os casos de pessoas recuperadas saltaram 17,3% nos últimos 50 dias.

Alerta

O único indicador que a região teve piora em relação à semana anterior foi no de leitos livres de UTI para atendimento de pacientes com Covid-19. Eram 18 na quinta-feira da semana passada e zero nesta quinta-feira, quando são fechados os dados que alimentam a avaliação do Plano de Distanciamento Controlado.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.