Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Corrida contra Covid

RS recebe novas doses e vai iniciar vacinação de pessoas com doenças crônicas

Remessa que chegou nesta quinta deve ainda ser usada para completar a faixa etária até 60 anos

Publicado em: 29.04.2021 às 11:59 Última atualização: 29.04.2021 às 12:02

Nova remessa de vacinas contra Covid chegou ao Estado nesta manhã Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
O Rio Grande do Sul recebeu na manhã desta quinta-feira (29) mais uma remessa de vacinas contra o coronavírus do Ministério da Saúde. As 360.950 doses chegaram em voo comercial, no aeroporto Salgado Filho, às 10h15. Do total de doses, apenas 7,2 mil são de Coronavac/ Butantan, o restante são de Astrazeneca.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) ainda definirá quantas doses serão enviadas para cada cidade, mas o certo é que a remessa será distribuída na sexta-feira aos municípios.

As 353.750 doses da AstraZeneca, produzidas pela Fiocruz, serão usadas para avançar na vacinação dos idosos. A meta é atingir 100% da faixa etária até 60 anos. Além disso, a SES já vai indicar o início da vacinação de pessoas com comorbidades. (abaixo, confira como será a prioridade) Até o momento, apenas Estância Velha já iniciou esta etapa

Já a pequena quantidade de Coronavac que chegou ao Estado será usada para aplicação da segunda dose. Ao menos 260 mil gaúchos que fizeram a primeira dose com a vacina produzida pela Butantan estão com a segunda em atraso, conforme a SES.

Com a nova remessa, o Rio Grande do Sul soma 4,2 milhões de doses recebidas. Até o momento, 2,2 milhões de gaúchos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 902 mil pessoas completaram a imunização com a segunda dose.

Como funcionará a vacinação para doentes crônicos

De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, após os idosos, pessoas com comorbidades, ou seja, que têm alguma doença ou agravo prévio, são as próximas na fila da imunização. No RS, onde há mais de um milhão de pessoas neste grupo, a vacinação será dividida em etapas. 

Fase 1
Fase 2

Na fase 2, será aberta a vacinação para demais pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC e gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes e divididas por idade, assim como ocorre no grupo dos idosos. Após completar a faixa das pessoas de 55 a 59 anos, inicia-se a aplicação nas pessoas com 50 a 54 anos, depois 45 a 49 anos e assim por diante, até os 18 anos.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.