Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Corrida contra Covid

Vacinas da Pfizer começam a ser distribuídas nesta segunda a 407 cidades do RS

Novo Hamburgo, por exemplo, deve receber duas mil doses do imunizante

Publicado em: 23.05.2021 às 20:32 Última atualização: 23.05.2021 às 20:36

Vacina da Pfizer também será usada em cidades do interior do RS Foto: SES/ RS
A Secretaria da Saúde (SES) começa a expandir para o interior gaúcho, nesta segunda-feira (24), a imunização contra o coronavírus com a vacina Comirnaty/Pfizer-Biontech. Nesta primeira remessa, a SES irá distribuir 80.844 doses (do total de 108.264 em estoque) para 407 municípios. Além das vacinas, os municípios recebem seringas e diluentes (soro fisiológico). 

A SES ainda não divulgou a quantidade por município, mas Novo Hamburgo, por exemplo, afirmou que deve receber 2 mil doses do imunizante. Até agora, somente Porto Alegre estava usando a vacina da Pfizer devido aos cuidados especiais exigidos, como temperaturas ultrabaixas. A segunda dose deve ser aplicada em até 12 semanas, assim como a vacina da Astrazeneca.

"Os municípios que recebem as doses nesta segunda nos garantiram estar com equipes técnicas e de vacinadores capacitadas para aplicar as vacinas da Pfizer com agilidade, o que é fundamental para não corrermos o risco de desperdiçar doses. Alguns não querem receber agora porque ainda têm bom estoque das outras vacinas, inclusive Coronavac para segunda dose, ou então acham que precisam investir mais em capacitação", explica a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

As doses dos municípios que optaram por não receber as vacinas da Pfizer ficarão reservados na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) para entrega posterior. A SES também não divulgou a lista das cidades que ainda não estão preparadas.

Vacina da Pfizer não deve ser feita em drive-thru

Na semana passada, a Secretaria realizou treinamentos, via videoconferência, para capacitar equipes de imunizações de municípios. O treinamento específico para a vacina da Pfizer foi necessário por essas doses terem características específicas e diferenciadas de armazenamento, manuseio e aplicação.

Os municípios receberão suas doses refrigeradas (entre 2°C e 8°C). Nesta temperatura, as doses podem ficar por até cinco dias (120 horas).

Por essa limitação, a orientação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) é que os municípios realizem agendamento prévio das pessoas a serem imunizadas. Da mesma forma, não é recomendada a estratégia de vacinação fora de Unidades Básicas de Saúde, como em drive-thru. Na sala da vacina, após o frasco ser tirado do refrigerador e diluído, as doses dever ser aplicadas em até seis horas.

Público-alvo desta remessa

As vacinas da Pfizer que serão distribuídas nesta segunda-feira devem ser utilizadas para primeira dose de pessoas com deficiência permanente que tenham entre 18 e 59 anos cadastradas no Benefício assistencial à pessoa com deficiência (BPC) do Governo Federal (estimadas em 42.570 pessoas), pessoas com comorbidades na faixa etária de 38 e 39 anos (58.994 pessoas, sendo que acima dessa idade já tiveram doses disponibilizadas pelo Estado) e gestantes com comorbidades e/ou gestantes sem comorbidades que apresentem indicação médica de avaliação dos riscos e benefícios.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.