Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus DECISÃO DA ANS

Planos de saúde serão obrigados a pagar teste rápido de Covid-19

Obrigatoriedade não vale para pacientes que tiveram contato com alguém infectado, mas estão assintomáticos

Por João Ker/Estadão Conteúdo
Publicado em: 20.01.2022 às 09:49 Última atualização: 20.01.2022 às 14:00

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu na tarde de quarta-feira (19) que os planos de saúde devem cobrir os testes rápidos para detecção de antígeno do coronavírus a todos os beneficiários. A inclusão da testagem no rol de procedimentos obrigatórios foi aprovada por unanimidade durante reunião extraordinária e virtual entre a diretoria colegiada do órgão.

Planos de saúde serão obrigados a pagar teste rápido
Planos de saúde serão obrigados a pagar teste rápido Foto: Ascom/SES

O teste passa a ser disponibilizado a todos os pacientes que venham a apresentar sintomas de síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave, desde que entre o primeiro e o sétimo dias do início dos sintomas. A janela, segundo os diretores da ANS, teria uma "melhor resposta no diagnóstico".

Os planos de saúde não serão obrigados a pagar pelo teste quando o paciente tiver resultado positivo para o coronavírus em teste há até 30 dias ou tiver contactado alguma pessoa infectada, mas esteja assintomático. Crianças com menos de 2 anos de idade também não serão incluídas na cobertura dos planos, assim como aqueles que desejam saber o diagnóstico para volta ao trabalho ou suspensão do período de isolamento.

Recorde de casos

O Brasil registrou 349 novas mortes pela Covid-19 ontem. A média semanal de vítimas, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, ficou em 215, mantendo a tendência de crescimento pelo nono dia consecutivo e superando o patamar de 200 pela primeira vez desde o início de dezembro.

O número de novas infecções pelo coronavírus foi de 205.310 - o maior registro em 24 horas desde o início da pandemia, substituindo o recorde alcançado na véspera, quando mais de 132 mil pessoas haviam sido diagnosticadas com a doença.

Com isso, a média diária de testes positivos é de 100.322, também a maior até então, representando um aumento de 487% em relação à de duas semanas atrás.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.