Publicidade
Notícias | Gramado EVENTO

51º Festival de Cinema de Gramado já tem data marcada

Edição deste ano arrecadou 5,5 toneladas de alimentos

Por Nicoli Saft
Publicado em: 20.08.2022 às 15:09 Última atualização: 21.08.2022 às 01:35

Em 2023, o 51º Festival de Cinema de Gramado ocorrerá entre os dias 11 e 19 de agosto, sendo que na noite do dia 10 ocorrerá a tradicional mostra audiovisual do projeto Educavídeo. A data foi anunciada na manhã deste sábado (20), quando também foi feito um balanço sobre a atual edição.

Balanço sobre a 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado foi feito na manhã deste sábado (20)
Balanço sobre a 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado foi feito na manhã deste sábado (20) Foto: Nicoli Saft/GES-ESPECIAL
Cerca de 300 pessoas trabalharam para fazer o 50º Festival de Cinema de Gramado acontecer, segundo a Gramadotur – autarquia responsável pelos grandes eventos realizados pelo município.

Com os números atualizados da manhã de sábado, quando todos os ingressos para a noite de premiação do Festival já haviam sido trocados, a arrecadação de alimentos chegou a 5,5 toneladas. Neste ano, para assistir aos filmes do Festival, era necessário doar dois quilos de alimento, e para estar presente na noite de entrega dos Kikitos, quatro quilos.

Segundo o diretor de eventos da Gramadotur, Diego Scariot, os ingressos esgotaram em todas as noites do festival. A operação de distribuição dos alimentos doados será feita pela Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social e pelo Gabinete da Primeira-Dama Jandira Tissot.

A coordenadora do Gramado Film Market, Gisele Hiltl, apresentou também alguns números. No 2º Mercado Audiovisual Entre Fronteiras, foram 27 projetos audiovisuais participando. O Mercado tem como objetivo a integração entre produtores e a promoção do audiovisual da região no cenário internacional. Já o Conexões Gramado Film Market teve recorde de inscrições, com 605 projetos, dos quais, 110 foram acomodados. O evento conta com painéis, Mostra Universitária, concurso interativo e capacitações.

O curador do Festival Marcos Santuário chamou a atenção para esta integração entre os setores do audiovisual e as possibilidades que surgem. "Ator que chega a Gramado sem filme, consegue um filme para atuar, filme que ainda não tem distribuidor, consegue a chance de ser distribuído, um diretor que está sem um projeto, consegue um também", declara.

Para a próxima edição, o modelo híbrido deste ano, com os documentários sendo apresentados através do Canal Brasil, deve ser mantido. "Nós do Festival queremos dar esse lugar especial para o documentário, que antes era junto com o restante do filmes. Pensamos que era a hora de fazer essa separação e aproveitar esse canal que a televisão nos proporciona", comenta Santuário.

Homenagem a apresentadores

Rosa Helena Volk entrega homenagem a Werner Schünemann
Rosa Helena Volk entrega homenagem a Werner Schünemann Foto: Cleiton Thiele/Agência Pressphoto/Divulgação
Durante a semana, diversas homenagens foram entregues àqueles que ajudaram de alguma forma a construir o Festival de Cinema, conforme explica a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk. Uma delas foi aos apresentadores que colaboraram com o Festival, e Werner Schünemann é um deles. Na manhã deste sábado, o ator recebeu a homenagem.
“A primeira vez que eu vim para o Festival foi em 1977. Participo de diversas formas desde então e eu não faria cinema se não fosse o Festival”, declara Werner Schünemann.

Expectativa dos curadores

Para a curadora do Festival de Cinema Soledad Villamil poder perceber a reação do público aos filmes é gratificante. “É um processo muito íntimo, solitário inicialmente de assistir todos os filmes. Conversamos então todos os curadores, debatemos para que a seleção seja a mais diversa possível, que represente bem o cinema brasileiro e íbero-americano. E agora ver a reação do público aos filmes que escolhemos, a emoção deles, é uma alegria enorme”, explica.

“Temos todas as expectativas para hoje de noite. Estamos ansiosos para ver como o júri avaliou os filmes, que são como filhos para nós. Um pai não diz qual seu filho preferido e nós não temos um filme preferido também”, finaliza Santuário.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual