Publicidade
Notícias | Gramado PREMIAÇÃO

Noite dos Kikitos: vencedores do Festival de Cinema de Gramado serão conhecidos neste sábado

Edição histórica chega ao fim nesta noite, com entrega dos troféus aos ganhadores das mostras competitivas

Por Fernanda Fauth
Publicado em: 20.08.2022 às 12:05 Última atualização: 20.08.2022 às 21:36

O Festival de Cinema de Gramado e a comemoração de 50 anos de evento ininterrupto chega ao fim neste sábado (20). A despedida será com a entrega dos Kikitos aos vencedores das Mostras Competitivas de Curtas-Metragens Brasileiros e Longas-Metragens Brasileiros, Documentais, Estrangeiros e Gaúchos.

Última noite do 50º Festival de Cinema de Gramado
Última noite do 50º Festival de Cinema de Gramado Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto
A cerimônia de encerramento ocorre no Palácio dos Festivais a partir das 21 horas, com a participação de artistas no restaurante temático Gatzz e exibição pela televisão e página do Youtube do Canal Brasil. Também haverá transmissão pelo site oficial do evento.

Como participar

Zelda Salgado, de 69 anos, veio de Brasília especialmente para acompanhar o Festival de Cinema. Enquanto seu filho irá nas festas que ocorrem de forma paralela, ela prefere mergulhar no mundo audiovisual. Está indo diariamente nas sessões à noite, desde que chegou na quarta-feira, dia 17. "Eu estou gostando muito, já assisti a vários filmes. E achei essa ação de trocar os ingressos por alimentos maravilhosa. É muito mais proveitosa e generosa", relata a turista.

A expectativa para este sábado é que a lotação ocupe o máximo permitido, ou seja, cerca de 800 lugares, conforme a organização do evento. A estimativa animadora se deve, principalmente, a não comercialização de ingressos. Neste ano, as entradas que davam direito ao tapete vermelho e acesso às sessões de filmes eram trocadas por alimentos não perecíveis.

Para esta noite especial, o visitante ou morador que quiser participar deve se deslocar a partir das 9 horas até a secretaria do evento, na Sociedade Recreio Gramadense, no Centro de Gramado, e levar 4 quilos de alimentos. Cada CPF pode retirar, no máximo, dois ingressos.

A operação de recolhimento e distribuição das doações está a cargo da Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social e do Gabinete da Primeira Dama Jandira Tissot. Espera-se que até a noite deste sábado sejam arrecadados, no total, 6 toneladas de alimentos.

Os concorrentes

Kikitos: longas-metragens gaúchos têm categoria especial neste ano
Kikitos: longas-metragens gaúchos têm categoria especial neste ano Foto: DIEGO VARA/divulgação
As produções audiovisuais concorrem a 49 Kikitos, seis a mais do que em 2021. Pela categoria de longas-metragens brasileiros, sete são os que disputam: "Tinnitus", "Marte um", "O clube dos anjos", "Noites alienígenas", "A mãe", "O pastor e o guerrilheiro" e "A porta ao lado".


Entre as premiações que os filmes poderão receber estão de melhor filme, júri da crítica e prêmio especial do júri.

As novidades se referem principalmente à inclusão de novos Kikitos na mostra de longas-metragens estrangeiros, que agora conta com melhor direção, melhor atriz e melhor ator, além de melhor roteiro.

Pelo tapete vermelho, Johnny Massaro, Bárbara Paz e Tarcísio Filho são alguns dos artistas mais esperados. 

Votação de melhor filme pelo júri popular

O público também será um dos jurados nesta edição do Festival de Cinema. Quem quiser, poderá auxiliar na escolha das produções que levam para casa o Kikito de melhor filme pelo júri popular de curtas e de longas-metragens brasileiros e estrangeiros. A votação é realizada pelo aplicativo digital do evento, onde é possível, além de selecionar a sua opção, consultar as informações dos filmes, como sinopse e ficha técnica, assim como assistir aos trailers das produções em competição.

Disponível para Android e iOS, o serviço ainda reúne as principais informações do evento, como a história do Festival, notícias, programação, patrocinadores e uma votação interativa.

Prêmio Leonardo Machado

A atriz Ítala Nandi recebeu no início da noite de quinta-feira (18), o prêmio Leonardo Machado. Com mais de seis décadas de carreira, a artista de 80 anos é considerada referência no cinema gaúcho.

Em 1960, fez parte do elenco de "O bandido da luz vermelha", tendo participado ainda de "Os Deuses e os mortos", de 1970, "Barra pesada", de Reginaldo Faria e "O cortiço". Ítala também foi a primeira mulher gaúcha a dirigir um longa-metragem, em 1981, quando lança "In vino veritas". 

'Um par para chamar de meu'

A mostra de documentários brasileiros era uma das grandes novidades para o cinquentenário do Festival. Na noite de sexta-feira, o vencedor foi exibido no Palácio dos Festivais. "Um par para chamar de meu" foi escolhido como o melhor filme em documentário brasileiro e se tornou o primeiro ganhador da categoria.

A diretora da obra, Kelly Cristina Spinelli, subiu ao palco e recebeu o Kikito número um desta edição. Esta é a segunda edição do prêmio, que reconhece o trabalho de atores e técnicos do audiovisual gaúcho, tendo como critério o histórico de contribuições ao setor no Estado.

A distinção é entregue pelo Festival em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e do Instituto Estadual de Cinema.

Fim de semana de sol e baixas temperaturas

Conforme o Sindtur Serra Gaúcha, a expectativa é que a ocupação hoteleira fique em 90% neste final de semana. 

Quem subiu a Serra encontrou mínima de 0°C e geada já na sexta-feira. "Não achávamos que o frio era tanto", diz Mercia Miranda, de Goiânia. Ela estava acompanhada do amigo Carlos Olhero, de Londrina. "Ela achava que ia morrer de frio", brinca. Já o casal de Passo Fundo Rafaela Cerbaro e Guilherme Luz esperava uma intensidade maior. "Menos frio que lá, achamos que ia ser pior."

Para o domingo, a previsão é de sol, com mínima de 3ºC e máxima de 18°C. A geada novamente estará presente.

Estabelecimentos em destaque nacional

Quem comemora a realização do Festival de Cinema também são os estabelecimentos. O Hotel Laghetto Château, recentemente inaugurado, foi um deles.

Durante as últimas semanas, diversos artistas se hospedaram e até jantares comemorativos foram realizados. Atores como Murilo Rosa, Marcos Palmeira, Paulo Betti e influenciadores como Yudi e Mila foram algumas das presenças. "Além de uma ótima oportunidade de apresentar os equipamentos hoteleiros de excelente qualidade, também nos coloca em destaque nacional, já que nos divulgam para milhões de brasileiros através da Internet", afirma o CEO do grupo Laghetto Goldens, Enio Almeida.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual