Publicidade
Notícias | Gramado DIA MUNDIAL SEM CARNE

Gramado possui opções de comida vegetariana e vegana com muito sabor

Número de restaurantes com opções de pratos sem carne e outros produtos de origem animal cresce

Publicado em: 17.03.2023 às 19:19

O Dia Mundial sem Carne é celebrado em 20 de março. Criado pela ONG Farm Animals Rights Movement (Movimento de direitos a animais de fazenda em tradução livre) em 1985, busca conscientizar as pessoas a respeito do consumo de carne e popularizar as ideias do veganismo.

Todos os ingredientes são pensados e planejados
Todos os ingredientes são pensados e planejados Foto: Divulgação
No Brasil, uma pesquisa do Ibope de 2018 apontou que 14% da população se considerava vegetariana na época, e estava disposta a escolher mais produtos veganos. Aqui, é importante entender as diferenças entre vegetarianismo e veganismo.

Os vegetarianos, como são popularmente conhecidos, são pessoas que consomem ovos, leites e derivados. No caso, apenas não consomem carnes, seja peixe ou gado. Já o veganismo é um estilo de vida. Os veganos não consomem produtos de origem animal, seja alimentícios, seja de vestimenta. Sendo assim, não consomem leites, ovos e derivados.

Com os números de vegetarianos crescendo no País e no mundo, o número de restaurantes que oferece opções para estes públicos também cresce. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região das Hortênsias (Abrasel Hortênsias) também enxerga a mudança na região.

"É uma tendência mundial, a Abrasel vê isto. Não temos um número de quanto aumentaram as opções veganas e vegetarianas nos restaurantes da região, mas sabemos sim que teve um aumento, e não é algo de um ano para o outro. Se formos falar em cinco anos, muitos não tinham nem noção do que era. Já hoje temos associados que têm cardápio específico, um menu específico para atender vegetarianos e veganos. É um aumento significativo", conta a executiva da entidade, Jéssica Piffer.

Conscientização

Não somente o mercado de vegetarianos e veganos está crescendo, mas opções de comidas sem glúten, sem açúcar ou sem lactose também são necessárias, e se apresentam muitas vezes com as vegetarianas e veganas. São buscadas opções mais saudáveis e também aquelas que causem menor impacto ao meio ambiente.

"Percebemos muitas mudanças no consumo, não só ligados ao veganismo. Temos uma nova geração indo consumir em restaurantes, e a tendência é uma maior conscientização. É o impacto que a carne tem no meio ambiente, no mundo, a quantidade de água utilizada para que se possa ter as criações de animais. Antigamente não se falava disso, e hoje em dia a população em geral está tendo maior acesso a essas informações, principalmente a geração mais nova, que procura essa informação, tem interesse em estar em um planeta mais consciente, o que implica em reduzir o consumo de proteína animal", relata Jéssica.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual