Publicidade
Notícias | Gramado NOVIDADES DO EVENTO

Festuris Gramado lança 35ª edição e espera 15 mil visitantes e impacto de R$ 400 milhões

Evento tem como tema neste ano "Capital Humano: chave da transformação" e contará com a presença de 40 destinos internacionais

Publicado em: 15.08.2023 às 13:31 Última atualização: 15.08.2023 às 13:33

 De 9 a 12 de novembro, no Serra Park, em Gramado, ocorrerá a 35ª edição do Festuris - Feira Internacional de Turismo. Com expectativa de 15 mil visitantes e a presença de 2,7 mil marcas, o evento projeta novidades e um impacto econômico de, pelo menos, R$ 400 milhões. O lançamento oficial ocorreu nesta terça-feira (15), em Porto Alegre, no Hotel Laghetto Viverone.

35ª edição do Festuris é lançada em Porto Alegre
35ª edição do Festuris é lançada em Porto Alegre Foto: Gustavo Merolli/Divulgação

Os CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, apresentaram os destaques. Uma das mudanças é a ampliação de espaço físico do evento em 20%. Pela primeira vez, o evento utilizará os três pavilhões do Centro de Feiras do Serra Park. Dois deles completamente com estandes, e o Meeting, parte do conteúdo do evento, ganhou espaço exclusivo no terceiro pavilhão. 

A edição tem como tema “Capital Humano: chave da transformação” e contará com a presença de 40 destinos internacionais.

“O turismo é feito de pessoas para pessoas, e o Festuris é um organismo vivo. Aproveito para agradecer o apoio que sempre tivemos de todos para a realização do evento”, destacou Marta Rossi. Na ocasião, emocionada, relembrou da caminhada que, há 35 anos, iniciou ao lado de Silvia Zorzanello. “Apesar de anos de história, eu sempre fico muito nervosa e talvez hoje ainda mais, com a presença das minhas netas, Helena e Celina”.

Em 2022, o impacto econômico em Gramado, devido a realização do evento, foi de R$25 milhões. Com base nas estimativas apresentadas até aqui, além do grande envolvimento do trade turístico com o evento, a projeção da organização é de que a movimentação na economia local seja de aproximadamente R$ 40 milhões.

O volume de negócios gerados na feira, em 2022, resultou no valor de R$ 350 milhões. Já as perspectivas para 2023 são de R$ 400 milhões de negócios gerados a partir das reuniões agendas no evento.

Luiz Fernando Rodriguez Júnior, secretário em exercício do Turismo do Rio Grande do Sul, comemorou a importância do Festuris para o turismo gaúcho. “O Festuris é no Brasil”, pontuou.

Espaço de luxo bate recorde

O Espaço Luxury está em sua 8ª edição e a área bateu todos os recordes a pouco menos de 90 dias do evento iniciar. Com 800m² de área física, os espaços foram 100% comercializados.

O projeto conta com 72 marcas em exposição, sendo elas as principais do mercado de luxo do Brasil e do exterior, contando com operadoras, destinos nacionais e internacionais, redes de hotéis e resorts, companhias aéreas e marítimas, entre outras.

Para a efetivação de negócios, o credenciamento é exclusivo aos agentes de viagens que trabalham com o segmento luxo. Além disso, são selecionados, de forma criteriosa, os buyers deste espaço.

A programação também é exclusiva e cria uma atmosfera de negócios com relacionamentos qualificados.

O Espaço Wedding é um aliado do segmento de luxo e, mais uma vez, terá um espaço no Festuris apresentando destinations weddings e outras novidades do segmento de casamentos, algo que vem em ascensão no Brasil.

Áreas com conteúdos

O evento terá mais de 100 horas de conteúdo com palcos espalhados pela feira. O Meeting Festuris ocorre nas manhãs dos dias 10 e 11 de novembro, no pavilhão Plátano.

O maior palco de conteúdo do turismo da América Latina terá, entre os palestrantes, Dado Schneider, criador da marca Claro; Roberto Argenta, presidente da Calçados Beira Rio S.A; Adrian Ursilli, diretor geral da MSC no Brasil; Luiz Fernando Reginato, especialista em marketing; Tiziana Ludwig, diretora do Instituto Ludwig e Poloni; Caio & Aninha Mudalen, consultoria e planejamento em viagens; Luciano Palumbo, criador de conteúdo digital do Turismoetc; Aldo Leone, presidente da Agaxtur Viagens; e Simone Pereira, CEO do Hotel Marajó.

O ingresso para o primeiro lote custa R$ 349 até dia 31 de agosto. O segundo lote terá o valor de R$ 399 e o terceiro R$ 449. O agente de viagem tem valor especial, R$ 170.

Os participantes que adquirirem o ingresso para o Meeting têm acesso à feira de negócios e aos conteúdos que acontecerão nos palcos Business & Innovation (corporativo), da Diversidade (espaço LGBT+) e da Arena Gastronômica.

Além desses específicos, haverá mais três palcos com mentorias, cujo acesso é limitado devido ao conteúdo ser personalizado para um pequeno grupo de pessoas.

Alguns mentores desta edição são: Thiago Akira, consultor de marketing digital no turismo; Daniel Turbox, CEO da Turbox; Flavia Zülzke, diretora de Marketing e Vendas Rede Deville e Marriot Sao Paulo Airport; André Bertolucci, diretor de olivoturismo do Instituto Brasileiro de Olivicultura e sócio proprietário do Olivas de Gramado; Jorge Kralik, consultor de marketing e terapeuta holístico; Cristianne Mendes, CEO da Viajar Mais; e Rogéria Pinheiro, mentora da RP Travel Education.

País convidado

No dia 31 de agosto, o Festuris será lançado em Montevidéu, em um evento para agentes de viagens, autoridades e imprensa.

Na ocasião, também será formalizado ao ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera, o convite de país convidado da 35ª edição. A distinção leva em consideração os anos de relacionamento e o fato de ter sido um dos primeiros países a investir na internacionalização do evento.

Prática ESG e inclusão

O evento trabalha há quase uma década com ações sustentáveis junto aos participantes. Desde 2015, o projeto Árvore da Integração tem como foco a preservação da Araucária. A cada ano, uma muda de árvore é plantada por convidados, que através da ação, firmaram seu compromisso com o planeta.

Ainda, há a ação Plante uma Árvore, realizada em parceria com a Prefeitura de Gramado, no Espaço Sustentabilidade. São distribuídas mudas de árvores nativas e de hortênsias para os participantes.

O Greenpeace também é uma das entidades presentes e que auxilia na conscientização junto ao trade turístico.

A inclusão é um dos pilares do evento. Pelo segundo ano, os usuários da Apae Gramado vão comercializar artigos artesanais confeccionados por eles em estande próprio na feira. A renda será totalmente revertida para a instituição, que completou 54 anos em 2023.

Usuários da instituição também fazem parte da equipe de trabalho durante os dias de feira, no Serra Park. A Rossi & Zorzanello tem o selo “Empresa Amiga da Apae”.

Parte do valor simbólico arrecadado para quem utilizar o transporte oficial do evento partindo dos destinos: Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Caxias do Sul, nos dias 10 e 11, será doado, mais um ano, à Escola Municipal Vicente Casagrande, inserida no bairro Viação Férrea, localidade onde acontece o Festuris.

Programação

A solenidade de abertura ocorre, como já é tradicional, no Palácio dos Festivais, na quinta-feira, dia 9.

Nos dias 10 e 11, pela manhã, a programação é voltada ao Meeting Festuris, no Pavilhão Plátano. No período da tarde, ocorre a feira de negócios com abertura ao meio-dia nos pavilhões Araucária e Hortênsia. O evento encerra na sexta às 20 horas, e no sábado, às 19 horas.

No domingo, dia 12, não tem programação oficial.

Fernanda Fauth

Entre em contato com
Fernanda Fauth

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual