Publicidade
Notícias | Gramado PARA OS AMANTES DA BEBIDA

ENOGASTRONOMIA: Estabelecimento abre em Gramado com enoteca e laboratório para fazer vinho próprio

Cliente pode fazer o seu próprio corte de vinho, rotular e engarrafar, e levar para casa o seu blend ideal. Experiência é conduzida por sommelier e foi batizada de "Alquimista do Vinho"

Publicado em: 22.08.2023 às 13:39 Última atualização: 22.08.2023 às 13:43

 Gramado ganhou um novo empreendimento no coração da cidade, na Avenida Borges de Medeiros. É a VinoLab, que conta com uma enoteca e um laboratório, onde o cliente pode fazer o seu próprio corte de vinho. 

VinoLab, em Gramado
VinoLab, em Gramado Foto: Sergio Azevedo/Divulgação

A experiência, denominada "Alquimista do Vinho", ainda proporciona ao participante rotular e engarrafar ali mesmo a bebida, e levar para casa o seu blend ideal. A atração é conduzida por um sommelier que orienta o alquimista a buscar a sua fórmula utilizando quatro varietais de uvas de distintos terroirs da Serra gaúcha.

A sessão, com cerca de duas horas e no máximo oito pessoas, começa com o especialista explicando as características de cada uma das uvas. Na sequência, os participantes vão testando na taça as porcentagens que querem aportar no seu vinho até encontrarem a sua fórmula perfeita.

Para finalizar, um rótulo personalizado e todo o processo de envase é feito na hora, com rolha, lacre e todos os detalhes que um vinho singular merece.

A experiência tem sessões diárias às 15, 18 e 21 horas, e é preciso reservar com antecedência. O valor é de R$ 320 com as taxas e inclui uma garrafa de vinho exclusiva de 750 ml.

Participante da experiência Alquimista do Vinho faz a rotulagem do vinho
Participante da experiência Alquimista do Vinho faz a rotulagem do vinho Foto: Marcos Moreira/Divulgação

Outra experiência que o empreendimento oferece é o “Duelo de Vinhos”, uma espécie de jogo-disputa entre velho mundo e novo mundo, onde os clientes degustam quatro vinhos, dois de cada continente, para encontrar o seu rótulo preferido. Ao final, os clientes são contemplados com a taça do vinho “vencedora” e podem levar uma garrafa do empório com preço especial.

Sobre o estabelecimento

Com funcionamento diário, das 15 às 23 horas, o estabelecimento, que também possui restaurante, tem a capacidade total para atender 73 pessoas. No local, chama a atenção um lustre, feito com mais de 1,5 mil garrafas de vinhos, com design assinado pelo imagineer Ricardo Peccin.

O VinoLab tem a chancela do Casa Hotéis, grupo que opera uma coleção de hotéis na Serra Gaúcha – Casa da Montanha, Wood e Petit, em Gramado, e o Parador, em Cambará do Sul -, e foi pioneiro em trazer o conceito de glamping (junção da palavra camping com glamour) para o Brasil.

Para conseguir trazer essas experiências para Gramado foi necessário formar uma equipe para colocar a ideia em prática. Quem está prestando consultoria técnica e formando profissionais para trabalhar no projeto é o sommelier e produtor de vinhos Cristiano Ribeiro, dono do projeto Arte Líquida, vinícola de Gramado que elabora vinhos naturais.

Com muita experiência na produção e totalmente inserido no mundo dos vinhos, ele atua também como “Caçador de Vinhos” da Vinolab, buscando varietais para as experiências, e vinhos especiais para fazer parte da Reserva Vinolab, que ficarão armazenados em barricas na própria enoteca e serão abertas em uma celebração sazonal batizada de “Festa da Barrica”.

Ao lado de Cristiano está o premiado sommelier Gustavo Buske, eleito duas vezes o melhor sommelier do RS. Juntos eles elaboraram a seleção de vinhos incomuns e raros que fazem parte do cardápio e do empório.

A gastronomia fica por conta do chef Rodrigo Bellora, que é quem assina os cardápios e cuida da operação de todos os restaurantes do Casa Hotéis (La Caceria, Bistrô da Varanda, Wood e Alma RS).

Boa parte do menu é para compartilhar, seguindo a proposta do ambiente, informal e descontraído: tábuas e tapas de queijos e charcutarias locais; pratos alpinos como fondue de queijo e raclete, além de massas artesanais e pratos com inspiração italiana e toque contemporâneo, resgatando a tradição europeia inserida na cultura de Gramado.

Fernanda Fauth

Entre em contato com
Fernanda Fauth

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual