Publicidade
Notícias | Gramado EM OUTUBRO

Feira do Livro de Gramado terá Eleonora Medeiros como patrona

Escritora, contadora de histórias e pedagoga, ela foi finalista do Prêmio Minuano de Literatura 2020

Publicado em: 24.08.2023 às 13:36

 A 26ª Feira do Livro de Gramado já tem para ocorrer e será de 6 a 15 de outubro, no Lago Joaquina Rita Bier. Quem passa pela localidade, já encontra, inclusive, as casinhas que são ocupadas por editoras e estabelecimentos. E para comemorar o evento literário, a Secretaria da Cultura divulgou a patrona deste ano: Eleonora Medeiros.

Eleonora Medeiros é escolhida para ser Patrona da 26ª Feira do Livro de Gramado
Eleonora Medeiros é escolhida para ser Patrona da 26ª Feira do Livro de Gramado Foto: PMG/Divulgação

Escritora, contadora de histórias e pedagoga, ela foi finalista do Prêmio Minuano de Literatura 2020. Já participou de inúmeros eventos literários no Brasil e na América Latina.

E o evento deste ano terá como decoração um projeto que nasceu da obra da autora, Uma colcha para cobrir o mundo. A partir do livro, surgiu a ideia da criação de uma enorme colcha para colorir a feira. Assim nasceu o Uma Colcha para Cobrir Vários Mundos, coordenado pelas servidoras da Secretaria da Cultura Margarete Anschau e Patrícia Ibarros dos Santos e escrito pela doutora em Literatura, Naiana Amorim.

O projeto partiu de uma premissa simples: reunir retalhos que seriam descartados por estofarias, empresas de cortinas, malharias, entre outros, e levar até escolas, clubes de serviço, universidades, e grupos de fortalecimento de vínculos para que fossem personalizados individualmente, respondendo qual é a importância da literatura para cada indivíduo.

A ideia surgiu quando a coordenadora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Secretaria Municipal da Educação, Elize Souto, trouxe a necessidade de conhecer o mundo do outro. “O que penso sobre as (des)conexões humanas é que buscamos ouvir da boca do outro o nosso próprio pensamento, ficando - com isso - carentes de trocas e do crescimento”, declara.

Já são mais de 4 mil retalhos personalizados e cuja costura, para que sejam transformados em colchas, será feita pelo grupo voluntário Corações Afetuosos, coordenado por Ângela de Oliveira.

Fernanda Fauth

Entre em contato com
Fernanda Fauth

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual