Publicidade
Notícias | Gramado SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

GRAMADO: Exército brasileiro poderá auxiliar Defesa Civil em demandas da cidade; entenda

Profissionais e maquinário podem ser enviados, caso solicitação seja feita pelo Executivo municipal

Publicado em: 25.11.2023 às 15:59 Última atualização: 25.11.2023 às 17:50

O Exército brasileiro poderá auxiliar em demandas nas áreas de risco de Gramado, caso o Município solicite. A informação foi confirmada pelo tenente-coronel Eduardo Carvalho, durante reunião pública realizada pela Comissão Especial Temporária, na sede da Câmara de Vereadores.

Parte da estrutura cedeu, no bairro Piratini, em Gramado
Parte da estrutura cedeu, no bairro Piratini, em Gramado Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Ex-militar, Carvalho é morador do Alphaville, um dos locais atingidos pelas fortes chuvas e que apresentou rachaduras próximo à divisa do bairro Piratini, na última semana. Neste sábado (25), ele entrou em contato com o Comando Militar do Sul, que fica em Porto Alegre.

"Acabei de ligar para o Comando Militar do Sul. Temos equipes, batalhões de Engenharia. O Exército poderá disponibilizar maquinário e pessoal para vir aqui ajudar Gramado. Temos engenheiros e geólogos disponíveis, basta a Defesa Civil solicitar ao Exército, que coloca à disposição de todos", anuncia.

O comunicado e iniciativa vem de encontro às demandas da comunidade, apresentadas no encontro no Legislativo. Podas de árvores na encosta, abaixo de onde ficava o prédio Ana Carolina, que caiu na quinta-feira, estão entre os pedidos. Ainda, profissionais especializados podem ajudar em estudos que ocorrem no Piratini, Três Pinheiros, Alphaville, Planalto e Loteamento Orlandi.

O trabalho técnico é realizado em Gramado desde a segunda-feira (20). Além dos dois geólogos da Prefeitura, houve a contratação de três especialistas: um da empresa Azambuja Engenharia, outro da Construtora Toniolo  Busnello e um professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Neste domingo (26), as equipes voltam a campo para uma nova vistoria nos pontos de risco.

Fernanda Fauth

Entre em contato com
Fernanda Fauth

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual