Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Mundo Crise política e social

Senado da Bolívia aprova projeto de novas eleições com veto à participação de Evo Morales

De acordo com o texto, ex-presidentes que já tenham ocupado o Executivo local por dois mandatos não podem se candidatar

Por Estadão Conteúdo
Publicado em: 23.11.2019 às 17:55 Última atualização: 23.11.2019 às 17:55

Evo Morales renunciou após perder o apoio das Forças Armadas Foto: Enzo DE LUCA / Bolivian Presidency / AFP
O Senado da Bolívia aprovou, neste sábado (23), projeto de lei para a realização de novas eleições presidenciais no país. De acordo com o texto, que agora segue para avaliação dos deputados bolivianos, ex-presidentes que já tenham ocupado o Executivo local por dois mandatos não podem se candidatar - o que veta a participação do ex-presidente Evo Morales no pleito.

A realização de novas eleições vem em meio a uma forte crise política e social. A Bolívia vive uma onda de protestos violentos desde que foi anunciada a eleição de Evo Morales para um quarto mandato, no fim de outubro, em votação contestada pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

Hoje, a Bolívia é comandada pela autoproclamada presidente interina, Jeanine Añez, que assumiu o cargo após Morales renunciar e receber asilo político do México. Desde que conquistou um novo mandato, o ex-presidente socialista vinha sendo pressionado por grupos opositores e pelas Forças Armadas do país a deixar o posto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.