Publicidade
Notícias | Mundo Alerta

Argentina tem surtos combinados com casos de corona-dengue e corona-salmonella

Supervisora do programa de Vigilância Epidemiológica da província, María Valdez confirmou na província de Salta casos de pessoas infectadas simultaneamente com o novo coronavírus e salmonella

Publicado em: 26.01.2021 às 10:59 Última atualização: 26.01.2021 às 11:01

Se não bastasse a pandemia do coronavírus, casos simultâneos de outras doenças endêmicas têm preocupado autoridades argentinas. De acordo com a CNN Brasil, na província de Salta, no noroeste da Argentina, autoridades locais relataram ocorrências de 'corona-dengue' e 'corona-salmonella'.

As autoridades, diante da situação, emitiram alertas para outras possíveis combinações que podem gerar confusões sobre os sintomas e dificultar o diagnóstico - embora, até aqui, os relatos não indiquem que tornem as enfermidades mais graves.

Durante coletiva de imprensa, com a presença da supervisora do programa de Vigilância Epidemiológica da província, María Valdez, foram divulgados sete casos locais de pessoas infectadas simultaneamente com o novo coronavírus e salmonella. Também houve o registro de outros dois pacientes contaminados com o vírus causador da Covid-19 e dengue ao mesmo tempo. Atualmente, a província tem casos simultâneos dos três tipos de infecção.

O gênero de bactérias Salmonella geralmente vive no intestino de animais e humanos e é liberado por meio de fezes - com as contaminações mais frequentes ocorrendo por alimentos ou água contaminados, o que pode causar doenças como a salmonelose num grau mais leve ou a febre tifoide. Já o vírus da dengue se espalha pelo mosquito Aedes Aegypti, vetor da doença. Febre, calafrios, dores adbminais e vômitos são sintomas comuns a ambas as infecções.

Segundo o jornal Clarín, os dois casos simultâneos de dengue e novo coronavírus evoluíram bem, em um sinal de que a contaminação dupla não agrava sintomas. O primeiro paciente que testou positivo para os dois vírus foi um metalúrgico, de 28 anos, na cidade de Colonia Santa Rosa, que "evoluiu favoravelmente".

Já a segundo caso foi uma mulher de 63 anos, natural do mesmo município, recbei alta após dois dias internada e está cumprindo isolamento em sua casa.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.