Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Mundo GUERRA NO LESTE EUROPEU

ONU diz que refugiados já ultrapassam 2 milhões

Principal destino imediato, Polônia recebeu mais da metade dos que fugiram da Ucrânia, cerca de 1,2 milhão de pessoas

Por Por Redação, O Estado de S.Paulo
Publicado em: 09.03.2022 às 11:07

Mais de 2 milhões de pessoas fugiram da guerra na Ucrânia desde o início da invasão russa, no dia 24, segundo a ONU. Entre esses refugiados estão 1 milhão de crianças. A quantidade de pessoas fugindo dos conflitos continua aumentando. O Alto Comissariado das Nações Unidos para os Refugiados (Acnur) estima que o número chegue a 4 milhões.

Essa já é a crise de refugiados de crescimento mais rápido na Europa desde a 2ª Guerra.

ONU diz que refugiados já ultrapassam 2 milhões
ONU diz que refugiados já ultrapassam 2 milhões Foto: Forças Armadas da Ucrânia
Alto comissário para os refugiados, o italiano Filippo Grandi visitou na terça-feira (8) a Romênia, a Moldávia e a Polônia, três países de fronteira com a Ucrânia, que recebem refugiados ucranianos.

Imigração

Ataques russos indiscriminados deixaram muitos ucranianos sem energia elétrica e sem condição de deixar suas casas para fugir do país. Mas, pela primeira vez, entre segunda-feira e ontem, o corredor humanitário parece ter sido respeitado a ponto de permitir que centenas de pessoas escapassem dos conflitos.

A Polônia, principal destino imediato, recebeu mais da metade dos que fugiram da Ucrânia, cerca de 1,2 milhão de pessoas. Antes da crise, 1,5 milhão de ucranianos já moravam na Polônia, a maioria para trabalhar no país, que é membro da União Europeia.

A Hungria recebeu 191.348 refugiados, pouco menos de 10% do total. Um total de 140.745 moradores da Ucrânia fugiram para a Eslováquia devido à guerra, 12.576 entre segunda e ontem. Um total de 82.762 refugiados está na Moldávia, um pequeno país de 2,6 milhões de habitantes, segundo o Acnur - muitos refugiados que chegam ao país, um dos mais pobres da Europa, continuam a viagem para a Romênia ou Hungria. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.