Notícias | Mundo CIÊNCIA

Nasa encontra vestígios de vida microbiana em Marte

Robô Perseverance Rover coletou amostras de núcleos de rochas em um antigo delta de rio na Cratera Jezero

Por Redação
Publicado em: 16.09.2022 às 11:01 Última atualização: 16.09.2022 às 11:01

A Nasa avançou na busca por indícios de vida em Marte. De acordo com informações divulgadas pela agência espacial americana na quinta-feira (15), amostras de núcleos de rochas, de uma área considerada pelos cientistas como uma das principais perspectivas para encontrar sinais de vida microbiana antiga no planeta, foram coletadas.

Nasa encontra vestígios de vida microbiana em Marte
Nasa encontra vestígios de vida microbiana em Marte Foto: Nasa/Reprodução

O robô Perseverance Rover coletou quatro amostras de um antigo delta de rio na Cratera Jezero do planeta vermelho. Conforme a Nasa, as amostras apresentam uma classe de moléculas orgânicas que são espacialmente correlacionadas com as dos minerais de sulfato. Esses minerais podem fornecer informações geológicas significativas sobre os ambientes aquosos em que se formaram.

O cientista Ken Farley, do projeto Perseverance, do Caltech em Pasadena, Califórnia, diz que a descoberta "fornece uma rica compreensão da história geológica após a formação da cratera e um conjunto diversificado de amostras. Por exemplo, encontramos um arenito que carrega grãos e fragmentos de rocha criados longe da Cratera Jezero".

As amostras não comprovam que existiu vida em marte, mas trazem avanço para esse estudo. "O fato de estarmos a semanas de implantar as amostras fascinantes do Perseverance e a poucos anos de trazê-las para a Terra para que os cientistas possam estudá-las em detalhes requintados é realmente fenomenal", disse Laurie Leshin, diretora do Jet Propulsion Laboratory da NASA no sul da Califórnia.