Publicidade
Notícias | Mundo ENTENDA

Incêndios na Austrália são comparados a "grandes erupção vulcânicas" e podem ter afetado clima no Brasil

Catástrofe, conhecida como Verão Negro, aconteceu entre o fim de 2019 e início de 2020. Veja o que aponta estudo

Publicado em: 12.06.2023 às 16:30 Última atualização: 12.06.2023 às 16:34

A catástrofe de incêndios florestais na Austrália, também conhecida como Verão Negro, pode ter contribuído para a seca no Brasil nos últimos três anos de La Niña. Um estudo publicado na revista científica Science Advances aponta que as chamas expeliram tanta fumaça que é possível que tenham alimentado o início global do fenômeno em 2020 – e gerou, ainda, emissões em uma escala semelhante a de grandes erupções vulcânicas. 


Registro de 2020 na região da Nova Gales do Sul, na Austrália
Registro de 2020 na região da Nova Gales do Sul, na Austrália Foto: AFP

Conforme a MetSul Meteorologia, a pesquisa indica que o fogo no país australiano pode ter prolongado o fenômeno no Brasil. No RS, resultou em perdas de centenas de bilhões de reais na agricultura, bem como seca intensa na Argentina e no Uruguai.

O fogo também levou à formação de vastos bancos de nuvens sobre o Sudeste do Oceano Pacífico. Isso resultou na absolvição da radiação do sol e levou ao resfriamento das temperaturas das águas superficiais. O processo pode ter ajudado a desencadear o início de um "mergulho triplo" de La Niña que moldou os padrões climáticos de setembro de 2020 a março de 2023. Além das secas, as chamas também provocaram uma série de ciclones tropicais.

 


Mataram milhões de animais

Incêndios causaram graves danos ao país do fim de 2019 ao início de 2020. Milhões de animais foram mortos e cidades ficaram cobertas por uma fumaça nociva

Ainda segundo a MetSul, os pesquisadores John Fasullo e Nan Rosenbloom, do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica dos Estados Unidos, usaram a modelagem para demonstrar como as emissões dos incêndios florestais podem mudar os padrões climáticos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual