Notícias | Mundo CONFIRA

LUMINOSO: Anéis de Saturno brilham em nova imagem tirada por telescópio da Nasa

Nova imagem capturada pelo Telescópio Espacial James Webb já fascina pesquisadores, diz a agência espacial

Publicado em: 02.07.2023 às 20:46 Última atualização: 02.07.2023 às 20:51

Foi no dia 25 de junho deste ano que o Telescópio Espacial James Webb, da Nasa, capturou uma imagem de Saturno que está fascinando os pesquisadores, segundo a agência espacial.

As primeiras observações de infravermelho próximo ao planeta mostram Saturno "extremamente escuro", pois o gás metano absorve quase toda a luz solar que incide na atmosfera, enquanto seus "anéis gelados" permanecem relativamente brilhantes, "levando ao aparecimento incomum".

Anéis de Saturno brilham em imagem tirada pelo Webb | Jornal NH
Anéis de Saturno brilham em imagem tirada pelo Webb Foto: J. DePasquale (STScI)/Nasa

O registro foi feito pela NIRCam (Near-Infrared Camera) de Webb como parte do programa Webb Guaranteed Time Observation 1247. O projeto incluiu várias exposições muito profundas que, segundo a Nasa, foram projetadas para testar a capacidade do telescópio de detectar luas fracas ao redor do planeta. "Quaisquer luas recém-descobertas podem ajudar os cientistas a montar uma imagem mais completa do sistema atual de Saturno, bem como de seu passado."

A imagem acima mostra detalhes do sistema de anéis de Saturno, juntamente com várias das luas do planeta: Dione, Enceladus e Tethys. Exposições adicionais mais aprofundadas, que não foram divulgadas pela agência espacial, permitirão que os pesquisadores investiguem alguns dos anéis mais fracos do planeta, não visíveis nesta imagem, incluindo o fino anel G e o difuso anel E.

O registro também mostra detalhes "surpreendentes e inesperados" da atmosfera de Saturno. "Embora a espaçonave Cassini tenha observado a atmosfera com maior clareza, esta é a primeira vez que a atmosfera do planeta foi vista com essa clareza neste comprimento de onda específico (3,23 mícrons), que é exclusivo do Webb", explica a Nasa.

Anéis de Saturno

Conforme a agência espacial, os anéis de Saturno são constituídos por uma série de fragmentos rochosos e gelados. As partículas podem variam em tamanho, "desde menores que um grão de areia, até algumas tão grandes quanto montanhas na Terra".

Os pesquisadores usaram recentemente o Webb para explorar a lua Enceladus e encontraram uma grande pluma saindo do polo sul da lua que contém partículas e quantidades abundantes de vapor d'água. Essa pluma alimenta o anel E de Saturno.

Nadine Funck