Notícias | Mundo Evento geológico

Imagens da erupção do vulcão Kilauea no Havaí

É a terceira vez em 2023 que a caldeira do vulcão Kilauea fica ativa este ano

Publicado em: 11.09.2023 às 23:30 Última atualização: 11.09.2023 às 23:46

O Observatório Vulcânico do Havaí, ligado ao US Geological Survey, serviço de monitoramento geológico norte-americano, está monitorando a erupção do vulcão Kilauea, no Havaí, a terceira este ano. A caldeira estava dormente há três meses.

Vulcão Kilauea, no Havaí, entrou em erupção pela terceira vez este ano | Jornal NH
Vulcão Kilauea, no Havaí, entrou em erupção pela terceira vez este ano Foto: Hawaiian Volcano Observatory/US Geological Survey

"A erupção do Kilauea que começou ontem às 15h15, 10 de setembro, continua", informou nesta segunda-feira (11) a agência geológica dos EUA. "A atividade eruptiva está confinada ao bloco rebaixado e à cratera de Halemaumau, dentro da caldeira do cume do Kilauea. Nenhuma atividade incomum foi observada ao longo da Zona de Rifte Leste ou da Zona de Rifte Sudoeste do Klauea."

Nota oficial do US Geological Survey detalhou a descoberta da erupção:

"Os geólogos do HVO observaram a nova erupção dentro da caldeira do cume do Kilauea durante um sobrevoo de monitoramento de erupção na manhã de 11 de setembro de 2023. Múltiplas fontes menores permanecem ativas na porção leste do fundo da cratera de Halema‘uma‘u e no bloco rebaixado dentro da caldeira do cume do Klauea. A linha de fissuras se estende por aproximadamente 0,8 milhas (1,4 km), desde a parte leste do fundo da cratera de Halema‘uma‘u até a parede leste do bloco rebaixado. As alturas das fontes de lava diminuíram desde o início da erupção, mas permanecem até cerca de 10-15 metros (32-50 pés) de altura."

O Kilauea é um dos vulcões havaianos ativos. Ele fica em uma área que não é habitada e é monitorado continuamente.

Imagem da erupção do Kilauea nesta segunda-feira (11) | Jornal NH