Publicidade
Notícias | Região POR POUCO TEMPO

Dia típico de verão fez temperatura ultrapassar 36 graus em Campo Bom

Calorão neste segunda-feira precedeu chuva que já chegou ao Sul do Estado e avançará por outras regiões

Publicado em: 11.09.2023 às 21:29

A segunda-feira (11) registrou um dia típico de verão em diversas cidades da região. Em Campo Bom, no Vale do Sinos, a temperatura alcançou a máxima do Estado, marcando 36,2ºC, de acordo com Nilson Wolff, responsável pela Estação Meteorológica do município.

Segunda-feira (11) de calor em São Sebastião do Caí | Jornal NH
Segunda-feira (11) de calor em São Sebastião do Caí Foto: Laura Rolim/GES-Especial

Em Montenegro, no Vale do Caí, a máxima alcançou 31°C às 13 horas desta segunda. Em Gramado, a máxima chegou aos 27°C. E em Novo Hamburgo, as máximas atingiram 34ºC.

Para fugir do calor e se refrescar, muitos apostaram no sorvete. A sombra das árvores também atraiu os moradores de São Sebastião do Caí, já que na cidade, a máxima do dia atingiu os 32ºC.

Para amenizar um pouco do calor, Maria Bernadete Mendel, 62 anos, e a filha Magali Mendel, 33, moradoras de Pareci Novo, saíram de uma consulta médica e pararam para comer uma casquinha de sorvete. “Esse calor foi uma surpresa. Tomara que não venha temporal, pois não sabemos o que pode vir”, diz Magali.

Publicidade
Elisabete Soares da Silva, 41, também não esperava esse calor repentino. “Ainda mais depois dessa temporada de só chuva e frio. Está muito quente. Eu não gosto desse calorão, e tenho medo do temporal”, relata a morada de São Sebastião do Caí.

Sentados na escadaria da praça central de São Sebastião do Caí e bebendo um refrigerante bem gelado, os amigos Adriano Nunes, 53, Deivid Lemos, 28, e Leonardo Souza, 26, aprovaram a chegada do calor. “Graças a Deus. É bem melhor que o frio. Já estamos em setembro, já chega de frio. Esse calorzinho é muito bom”, dizem.

*Colaborou: Nadine Funck

Chuva retorna ao Estado

Mas a semana, que começou com sol e registrou marcas acima dos 30°C antes do meio-dia no Rio Grande do Sul, deve ser de virada no tempo em alguns pontos do território gaúcho. Isso ocorre em função do avanço de uma frente fria que deve trazer altos acumulados de chuva, bem como temporais com queda de granizo e vento forte.

É esperado chuva e temporais isolados. Essa instabilidade deve ganhar mais força sobre o Oeste e o Sul do RS nas próximas horas. São esperados acumulados de 100 mm a 300 mm em pontos isolados.

A MetSul adverte que os excessivos acumulados desta semana devem agravar a condição hidrológica dos rios que já passam por cheias e podem gerar novas cheias de rios com quadro de enchentes. Os rios que preocupam são o Quaraí, Ibirapuitã, Jaguarão, Piratini e Camaquã, no Oeste e no Sul. No Centro do Estado, atenção maior com os rios Ibicuí e Jacuí.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual