Publicidade
Notícias | Mundo ANEL DE FOGO

ECLIPSE SOLAR: Assista ao fenômeno ao vivo e sem sair de casa

Evento acontece neste sábado (14) e pode ser visto em diversos países, incluindo o Brasil

Publicado em: 14.10.2023 às 15:38 Última atualização: 14.10.2023 às 16:15

Neste sábado (14), desde 11 horas da manhã, o eclipse solar anular já pode ser visto nos Estados Unidos. No Brasil, o fenômeno aparece a partir das 15 horas, em especial no Norte e Nordeste. Na Região Metropolitana do Rio Grande do Sul, o melhor horário para visualizar o espetáculo será às 16h47.


O eclipse solar anular poderá ser visto no Rio Grande do Sul | Jornal NH
O eclipse solar anular poderá ser visto no Rio Grande do Sul Foto: NASA/Bill Dunford/ Divulgação

Neste sábado, a lua passa entre a Terra e o sol, cobrindo maior parte sua e deixando apenas uma fina parte, parecida com um anel.

Para observar o evento, lembre-se de tomar os devidos cuidados. Não se esqueça de usar uma proteção adequada nos olhos e em hipótese alguma olhar diretamente para o fenômeno. Fique atento: óculos de sol comum não é uma forma recomendada de se precaver contra futuros danos.

Nem todos terão uma visão privilegiada do evento, mas não há o porquê se preocupar. Confira algumas maneiras de assistir o deslumbrante eclipse sem sair de casa e com total proteção.

Observatório Nacional

O Observatório Nacional irá transmitir ao vivo o fenômeno astronômico durante todo o dia. É uma edição especial do evento virtual “O céu em sua casa: observação remota”. Para assistir, é só acessar abaixo.

Observatório Espacial Heller & Jung

O Observatório Espacial Heller & Jung, que fica em Taquara, está transmitindo diretamente do Rio Grande do Sul, ao vivo. Acompanhe pelo canal no YouTube deles, no vídeo abaixo.

Space Today TV

A SpaceToday TV, que é um canal voltado para a divulgação da astronomia em português, também está reproduzindo o eclipse em tempo real, com diversas câmeras no Brasil. Confira abaixo.

NASA

A NASA transmitiu, durante mais de uma hora, o momento exato em que o sol e a lua se encontram e formam o chamado "anel de fogo". Apesar de não estar ao vivo, é uma ótima maneira de observar o fenômeno em sua grandiosidade. O vídeo está acessível para todos.

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual