Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo CORONAVIRUS

Secretaria monitora estado de saúde de hamburguense e resultados dos exames serão divulgados em até três dias

Segundo infectologista, o paciente está bem, apresenta um quadro leve gripal, mas segue sendo acompanhando

Por Bruna Mattana
Publicado em: 29.01.2020 às 15:49 Última atualização: 29.01.2020 às 16:03

O serviço de saúde de Novo Hamburgo monitora o estado do hamburguense que veio de Hong Kong na semana passada e, nesta terça-feira (28) apresentou quadro de dor de garganta. A China enfrenta uma epidemia de coronavírus, cujo epicentro é Wuhan - que fica a 919 km de Hong Kong.  Ao todo, mais de 130 pessoas já morreram.

"Como medida preventiva, especialmente por causa do local de onde ele veio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém o homem em internação domiciliar. Ele tem 54 anos e veio visitar familiares na cidade. O município foi avisado sobre o estado do hamburguense pela Secretaria Estadual de Saúde e ele foi examinado por infectologistas de Novo Hamburgo. O resultado dos exames será divulgado em até três dias", informou a Prefeitura, por meio de sua assessoria de imprensa.

Conforme a infectologista do Município, Fábia Corteletti, o paciente está bem, apresenta um quadro leve gripal, mas segue sendo acompanhando. "É um quadro muito geral. Com esses sintomas, pelo exame clínico, não temos como definir se é H1N1, outro vírus respiratório ou, de fato, o coronavírus. Exames foram coletados nesta terça-feira (28) e encaminhados ao laboratório de referência do Estado", pontua. 

Ela destaca que as recomendações da secretaria de saúde para evitar a contaminação são as mesmas indicadas para outros vírus que causam quadros respiratórios. "A orientação é lavar as mãos com frequência, usar álcool gel, evitar contato próximo com pessoas que estão com quadros respiratórios agudos, cobrir a boca ao tossi ou espirrar", orienta.  

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.