Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo Coronavírus

Máscaras de proteção respiratória começam a faltar no comércio de Novo Hamburgo

A escassez acontece por conta do receio de alguns moradores com a proximidade do coronavírus

Por Susi Mello
Publicado em: 30.01.2020 às 19:02

Máscaras de proteção respiratória já estão em falta em Novo Hamburgo. A escassez acontece por conta do receio de alguns moradores com a proximidade do coronavírus. As autoridades ainda aguardam o resultado do exame em um paciente que foi considerado caso suspeito da doença no Município. A análise é feita pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).


Em uma loja especializada em material médico e hospitalar, na Avenida Nicolau Becker, no Centro, a procura é intensa e já faltam alguns tipos de máscaras. A sócia gerente Beatriz Fink explica que a reposição também está complicada. "Meus fornecedores tradicionais ontem (29) me venderam o resto. Agora terei que buscar novos fornecedores também para repor estoque", explica. O valor das máscaras teve um aumento de 200% no fornecimento nos últimos dias.


A cada cliente que chega na loja há uma história. "A maioria que vem aqui para comprar máscara é porque veio ou vai para a China", diz a sócia gerente. Beatriz exemplifica a história de uma jovem que visitará seu irmão na China e agora está "balançada" com a viagem. "Ela foi orientada pela agência de viagens a sair com máscara do Brasil", conta.

Porém, mesmo quem não vai para o país asiático tem receio. O ministro evangélico Luiz Valdeci da Silva, comprou uma caixa com 50 máscaras respiratórias e uma cirúrgica, do modelo N95, a mesma que combate tuberculose e o vírus H1N1. A compra foi feita na terceira loja que pesquisou. Na quarta-feira (29), ele esteve em Porto Alegre em duas lojas e não conseguiu mais nada. "É pura prevenção, porque me preocupo em não conseguir mais caso a doença chegue perto", comentou Silva, atendido pela funcionária Patrícia Bastos, que demonstrou como usar a máscara.

Além da procura por máscara, o gel antisséptico também tem muita procura. A subgerente de uma farmácia, no Centro, Adrian Drover Pinheiro, conta que já fez pedidos de reposição para os dois itens. O gel já chegou e a máscara deve estar na farmácia até o final de semana. "Muita gente sente medo, ainda mais depois do caso de São Leopoldo", frisa.

OMS declara emergência internacional

A Organização Mundial de Saúde declarou nesta quinta-feira (30) estado de emergência global em razão da disseminação do coronavírus. A entidade fez o anúncio à imprensa em sua sede, em Genebra, na Suiça, após uma reunião com especialistas.

Até o momento, foram contabilizados 7,7 mil casos e 170 mortes na China, principal local de multiplicação do vírus. Em outros 19 países, já foram registrados 98 casos. No Brasil, o Ministério da Saúde investiga nove casos suspeitos. Um deles, em Novo Hamburgo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.