Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo Novo Hamburgo

Evolução da Covid-19: por que os casos confirmados estão aumentando tão rápido

Dos 23 casos de novo coronavírus confirmados na cidade até esta quarta-feira (8), 43,5% são de profissionais da área da saúde

Por Débora Ertel
Publicado em: 09.04.2020 às 05:00 Última atualização: 09.04.2020 às 08:37

Laboratório de Microbiologia Molecular da Universidade Feevale faz os testes Foto: Eduardo Bettio/Universidade Feevale

A cada dia, cresce o número de casos confirmados da Covid-19. Até esta quarta-feira (8), havia 80 casos do novo coronavírus nos Vales do Sinos, Paranhana e Caí, além do litoral norte, sendo 23 deles em Novo Hamburgo – a quarta cidade do Estado com mais registros. Do total de confirmações no Município, dez (43,5%) são de profissionais da área da saúde.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as matérias sobre coronavírus

Na avaliação do coordenador dos exames do Laboratório de Microbiologia Molecular da Universidade Feevale, professor Fernando Spilki, duas situações podem explicar o crescimento.

"Com as testagens feitas aqui, os resultados estão saindo mais rápido para a região. Mas isso serve de alerta também, pois já temos bastante casos aqui e as pessoas estão demais na rua", avalia. Até então, somente o Laboratório Central do Estado (Lacen) fazia os exames.

Spilki compara Novo Hamburgo com a realidade que Porto Alegre tinha em 20 de março. Naquela data, a cidade hamburguense não registrava caso da Covid-19, enquanto que a capital tinha 21. No dia 8 de abril, Porto Alegre contabilizava 279 casos confirmados, com seis mortes, e Novo Hamburgo 23, com dois óbitos.

Spilki, que é presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, destaca que o Município está inserido num contexto regional onde a transmissão do vírus já é comunitária. A Covid-19 tem se manifestado em pessoas que não tiveram contato com ninguém que viajou. "Isso está praticamente estabelecido no Vale dos Sinos que, em população, é parecido com Porto Alegre", pondera.

Isolados e monitorados

O diretor da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo (FSNH), Ráfaga Fontoura, concorda com a comparação de Spilki.

"Não é momento ainda de relaxar nos cuidados e devemos manter pelo menos o distanciamento social, a boa higiene pessoal e cuidar dos idosos. Também evitar aglomerações", defende.

Os três casos mais recentes confirmados em Novo Hamburgo são de profissionais da área de saúde. A Prefeitura não confirma as funções, mas destaca que todos estão em casa e são monitorados.

Testagem só para casos de pacientes graves

Nesta quarta-feira (8), o laboratório da Feevale iria alcançar a marca de 300 exames para Covid-19 realizados desde o dia 29 de março, quando a unidade começou a fazer os testes, com uma média de 50 amostras diárias.

A unidade faz os testes para pacientes graves de amostras encaminhadas pela Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars): Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Presidente Lucena, São Leopoldo e Sapiranga, além de Esteio e Rolante.

O resultado fica pronto em até 48 horas. As demais cidades encaminham para o Lacen, onde o resultado demora de cinco e oito dias, também para casos graves.

Como a testagem não é realizada em todas as pessoas que apresentam sintomas da doença, não é possível saber ao certo qual o percentual da população que já foi contaminado.

O governo federal liberou, na semana passada, 500 mil testes rápidos que serão usados exclusivamente em profissionais de saúde e segurança com sintomas. Os testes, que só dão resultados após sete dias do início dos sintomas, devem começar a ser usados na próxima semana.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.