Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo Novo Hamburgo

Bairro Operário recebe 'fumacê' após confirmação de caso de dengue

O bairro hamburguense é local de residência do terceiro caso confirmado de dengue autóctone (contraído no município) registrado nesta semana

Publicado em: 24.04.2020 às 14:18 Última atualização: 24.04.2020 às 14:19

Agentes da Vigilância em Saúde fizeram fumacê pelo Operário após confirmação de caso de dengue no bairro Foto: PMNH/ Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Novo Hamburgo, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira (24), mais uma ação com o objetivo de combater a proliferação do Aedes aegypti, agente responsável pela transmissão da dengue. Acompanhados pela equipe de Vigilância Ambiental em Saúde, funcionários terceirizados, utilizando os devidos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), executaram a ação de bloqueio com borrifação de inseticida via UBV costal, conhecido popularmente por “fumacê”, no bairro Operário.

O bairro hamburguense é local de residência do terceiro caso confirmado de dengue autóctone (contraído no município) registrado nesta semana. Os outros dois casos de dengue confirmados no município no ano são de um homem de 28 anos, morador do bairro Canudos, e uma mulher de 39 anos, moradora do bairro Vila Nova, ambos em janeiro.

Já na última quinta-feira (23), a Vigilância Ambiental em Saúde realizou a Pesquisa Vetorial Especial - que é a procura da presença do Aedes aegypti em área até então sem transmissão, para evitar o contágio da doença -, na mesma localidade, por meio do projeto de Prevenção e Combate à Dengue, realizado pela parceria da Prefeitura de Novo Hamburgo e a Universidade Feevale. O objetivo da atividade foi identificar possíveis focos de mosquitos, realizar entrevista com o paciente confirmado, além de orientar da população sobre a ação para que evitassem ficar na rua no horário da aplicação do inseticida e deixassem as portas e janelas de suas casas abertas.

Medidas de prevenção

Lembrando que a aplicação de inseticidas elimina apenas os mosquitos adultos. Por isso, o borrifamento dos químicos só é eficaz no caso de surtos ou epidemias. Para matar os mosquitos é preciso acabar com os ovos e as larvas. Caso contrário, nascerão outros mosquitos.

A população pode aproveitar o período de distanciamento social e eliminar locais com água acumulada. São medidas bem simples, mas que ajudam a prevenir várias doenças:

:: Tampe os tonéis e caixa d’água

:: Mantenha as calhas sempre limpas

:: Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo

:: Mantenha lixeiras bem tampadas

:: Deixe ralos limpos e com aplicação de tela

:: Elimine ou preencha pratos de vasos de plantas com areia

:: Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais

:: Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa

:: Semanalmente renove a água das bromélias com jato da mangueira ou com balde de água bem cheio

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.